Menu
Cinema

Filme “Seu Cavalcanti”, de Leonardo Lacca, estreia hoje em Brasília

Longa-metragem mistura documentário e ficção, é protagonizado pelo avô do diretor e tem produção de Kleber Mendonça Filho

Alexya Lemos

02/10/2025 11h18

seu cavalcanti (crédito divulgação) 01

Foto: Divulgação

O longa-metragem Seu Cavalcanti, dirigido por Leonardo Lacca, estreia hoje no Cine Brasília. A capital federal é a sétima cidade a receber o filme, que também entra em cartaz em Goiânia. Antes, a obra passou por capitais como Recife, Salvador, Rio de Janeiro, São Paulo, Belo Horizonte e Niterói.

Misturando elementos de documentário e ficção, Seu Cavalcanti tem produção de Emilie Lesclaux e Kleber Mendonça Filho, e conta com a participação especial da atriz Maeve Jinkings. O filme apresenta uma narrativa híbrida centrada no avô do diretor, um homem com mais de 90 anos que, após um revés pessoal, tenta recuperar sua autonomia e prestígio.

Resultado de duas décadas de trabalho, o longa começou a ser construído em 2003, quando Lacca teve acesso a uma câmera emprestada da universidade e passou a registrar o cotidiano do avô. Ao longo dos anos, o personagem se tornou colaborador ativo do projeto, que continuou mesmo após sua morte, em 2016. A ausência do protagonista, inclusive, foi incorporada à estrutura narrativa da obra.

“A montagem foi um processo lento, natural e de muita descoberta. Foram quase 20 anos de imagens, e esse volume triplicou ao longo do tempo”, comenta o diretor. A edição foi conduzida por Luiz Pretti e Ricardo Pretti, ao longo de uma década, em diversas cidades, como Recife, Belo Horizonte e Rio de Janeiro.

seu cavalcanti (crédito divulgação) 04
Foto: Divulgação

Originalmente produzido de forma independente pela Trincheira Filmes, o projeto ganhou reforço com a entrada da Cinemascópio Produções, de Lesclaux e Mendonça Filho, e da produtora Plano 9, de Mannu Costa.

O elenco inclui ainda as filhas de Seu Cavalcanti, Tereza Cavalcanti e Isabel Novaes, além da atriz potiguar Tânia Maria — conhecida por sua participação em Bacurau — e Maeve Jinkings, que contracena com o avô do diretor em cenas gravadas em 2013. “Foi uma honra eternizar essas relações através do cinema”, diz Jinkings.

Na equipe técnica, destacam-se nomes como o diretor de fotografia Pedro Sotero, o compositor Tomaz Alves Souza — autor da música de abertura, O Silêncio da Madrugada — e o designer Raul Luna, responsável pela sequência inicial. A pós-produção de som ficou a cargo de Marina Silva, Carlos Montenegro e Roberto Espinoza, com dublagens realizadas pelo próprio Seu Cavalcanti em estúdio. A correção de cor foi assinada por Gustavo “Tijolinho” Pessoa.

Seu Cavalcanti teve sua première nacional na 27ª Mostra de Cinema de Tiradentes, em Minas Gerais, integrando a mostra competitiva Olhos Livres.

Estreia do filme “Seu Cavalcanti”
Quando: hoje, 2 de outubro
Onde: Cine Brasília — EQS 106/107, Asa Sul, Plano Piloto
Classificação indicativa: 12 anos

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado