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Cinema

Festival do Rio 2025 divulga seleção histórica de filmes

Ao todo, entre longas, médias e curtas-metragens, 124 obras compõem a mostra, que reúne estreias mundiais, clássicos restaurados, produções independentes e quatro séries brasileiras exibidas em sessões de gala

Alexya Lemos

03/09/2025 10h11

sony dsc

Foto: Divulgação

O Festival do Rio 2025 revelou os títulos selecionados para a Première Brasil, principal vitrine do audiovisual nacional. Esta edição será a maior da história do festival no número de longas-metragens brasileiros, com 75 títulos. Ao todo, entre longas, médias e curtas-metragens, 124 obras compõem a mostra, que reúne estreias mundiais, clássicos restaurados, produções independentes e quatro séries brasileiras exibidas em sessões de gala.

A 27ª edição do Festival do Rio ocupará diversos espaços da cidade, incluindo o circuito comercial de cinemas, salas da Prefeitura e parques municipais. A sede do festival permanece no Armazém da Utopia, no Cais do Porto, com cinco mil metros quadrados, onde será realizada uma programação especial de debates e encontros com inscrição prévia online. O espaço também abriga o RioMarket, área dedicada a negócios do setor audiovisual, que reunirá centenas de profissionais do Brasil e do exterior.

Maior Première Brasil da história

Com 320 longas e 1.000 curtas inscritos, a seleção deste ano apresenta uma amostra ampla da cinematografia brasileira, incluindo filmes de diretores consagrados e novos nomes da cena nacional. Serão 48 títulos concorrendo ao Troféu Redentor, além de 76 obras hors-concours e 54 estreias mundiais.

A seleção está dividida em diferentes mostras, como Competição Principal, Novos Rumos, Retratos, Clássicos Restaurados, O Estado das Coisas, À Meia-Noite, Geração, além da estreia da mostra Especial Séries Brasileiras, com quatro produções exibidas em salas de cinema.

Formação de público e democratização do acesso

Seguindo a proposta de formação de público, o festival promoverá sessões com ingressos populares e debates com elenco e equipe dos filmes, principalmente no tradicional Cine Odeon – CCLSR, na Cinelândia. A ideia é fomentar a troca direta entre criadores e espectadores, ampliando o alcance do cinema nacional.

A programação também inclui coproduções internacionais com participação brasileira e uma curadoria especial sobre temas ligados à COP-30, dentro da mostra O Estado das Coisas.

O Festival do Rio é apresentado pelo Ministério da Cultura, Shell e Prefeitura do Rio, com patrocínio master da Shell via Lei Federal de Incentivo à Cultura e apoio especial da RioFilme, órgão da Secretaria Municipal de Cultura. A realização é da Cinema do Rio e do Ministério da Cultura / Governo Federal.

Programação da Première Brasil 2025

(Dividida por mostra)

Ficção

  • A Vida de Cada Um, de Murilo Salles
  • Ato Noturno, de Marcio Reolon e Filipe Matzembacher
  • Coração das Trevas, de Rogério Nunes
  • Cyclone, de Flavia Castro
  • Dolores, de Maria Clara Escobar e Marcelo Gomes
  • Love Kills, de Luiza Shelling Tubaldini
  • Pequenas Criaturas, de Anne Pinheiro Guimarães
  • Ruas da Glória, de Felipe Sholl
  • Quase Deserto, de José Eduardo Belmonte
  • Virtuosas, de Cíntia Domit Bittar
  • #SalveRosa, de Susanna Lira

Documentário

  • Amuleto, de Igor Barradas e Heraldo HB
  • Apolo, de Tainá Müller e Isis Broken
  • Cheiro de Diesel, de Natasha Neri e Gizele Martins
  • Honestino, de Aurélio Michiles
  • Massa Funkeira, de Ana Rieper
  • Meu Coração Neste Pedacinho Aqui – Dona Onete, de Mini Kerti

Novos Rumos

  • Cartas Para…, de Vânia Lima
  • Criadas, de Carol Rodrigues
  • Espelho Cigano, de João Borges
  • Eu Não Te Ouço, de Caco Ciocler
  • Herança de Narcisa, de Clarissa Appelt e Daniel Dias
  • Nada a Fazer, de Leandra Leal
  • Timidez, de Susan Kalik e Thiago Gomes Rosa
  • Uma em Mil, de Jonatas Rubert e Tiago Rubert
  • Uma Baleia Pode Ser Destroçada Como uma Escola de Samba, de Marina Meliande e Felipe Bragança (Hors-Concours)

Hors Concours

  • A Conspiração Condor, de André Sturm
  • Anos 90: a Explosão do Pagode, de Emílio Domingos e Rafael Boucinha
  • As Vitrines, de Flavia Castro
  • (Des)controle, de Rosane Svartman
  • O Agente Secreto, de Kleber Mendonça Filho
  • O Homem de Ouro, de Mauro Lima
  • Para Vigo me Voy, de Karen Harley e Lírio Ferreira
  • Perrengue Fashion, de Flávia Lacerda
  • Perto do Sol é Mais Claro, de Régis Faria
  • Por Nossa Causa, de Sergio Rezende
  • Querido Mundo, de Miguel Falabella e Hsu Chien
  • Sexa, de Gloria Pires
  • 90 Decibéis, de Fellipe Barbosa

Retratos

Inclui obras sobre figuras como Fernanda Abreu, Milton Gonçalves, Hyldon e Barão de Itararé.

O Estado das Coisas

Produções com temas sociais e ambientais, incluindo Pau d’Arco, Na Onda da Maré, Minha Terra Estrangeira e Reconhecidos.

Midnight Movies

  • A Própria Carne, de Ian SBF
  • Nosferatu, de Cristiano Burlan
  • Quarto do Pânico, de Gabriela Amaral Almeida

Clássicos Restaurados

  • A Mulher de Todos, de Rogério Sganzerla
  • Gêmeas, de Andrucha Waddington
  • Hermeto Campeão, de Thomas Farkas

Geração (infantojuvenil)

  • Tainá e os Guardiões da Amazônia, de Alê Camargo e Jordan Nugem
  • Quatro Meninas, de Karen Suzane

Séries Brasileiras (sessões de gala)

  • Ângela Diniz: Assassinada e Condenada, de Andrucha Waddington
  • Ayô, de Yasmin Thayná
  • De Menor, de Caru Alves de Souza
  • Tremembé, de Vera Egito

Coproduções Internacionais

  • La Quinta, The Black Snake, O Riso e a Faca

Curtas (divididos por mostra)

  • Curtas Gerais: Alice, Miranha, Peixe Morto, Safo, entre outros
  • Novos Rumos Curtas: Brasa, Klaustrofobia, Ponto Cego
  • O Estado das Coisas Curtas: Réquiem para Moïse, A Tragédia da Lobo Guará
  • Panorama Carioca de Curtas: Teia, Crônicas Marginais
  • Hors Concours Curtas: Samba Infinito, Coração Bandeja
  • Retratos Curtas: Eunice Gutman Tem Histórias, Marina Colasanti

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