Menu
Cinema

Festival de Cinema Italiano celebra 20 anos com exibições no Cine Brasília e no Liberty Mall

A mostra acontece até 29 de novembro em mais de 90 cidades do país

Redação Jornal de Brasília

30/10/2025 9h20

diamanti 1

Diamanti. Foto: Divulgação

Brasília volta a ser palco da sétima arte com a 20ª edição do Festival de Cinema Italiano, que acontece até 29 de novembro em mais de 90 cidades do país. Na capital federal, as sessões serão realizadas em duas salas tradicionais: o Cine Brasília (Entrequadra Sul 106/107) e o Cine Cultura Liberty Mall (SCN Quadra 2, Bloco D, Loja 200, Asa Norte).

O evento celebra duas décadas de difusão da cinematografia italiana com uma programação que reúne 12 filmes inéditos no Brasil e 12 clássicos essenciais, reafirmando o intercâmbio cultural entre Itália e Brasil.

Duas mostras: o novo e o clássico

Na Seção Inéditos, o público poderá conferir produções contemporâneas premiadas, como Le Assaggiatrici (As Provadoras de Hitler), de Silvio Soldini; L’Abbaglio (A Ilusão), de Roberto Andò; Hey Joe, de Claudio Giovannesi — estrelado por James Franco —; e o road movie Le Città di Pianura (A Última Rodada), de Francesco Sossai, destaque da mostra “Um Certo Olhar” do Festival de Cannes 2025.

Já a Seção Retrospectiva homenageia grandes mestres do cinema italiano, com títulos fundamentais como Ladri di Biciclette (Ladrões de Bicicletas), de Vittorio De Sica; Paisà, de Roberto Rossellini; e L’Amore in Città (Amor na Cidade), antologia com seis episódios que retratam o amor e a vida urbana no pós-guerra.

roberto rosellini2
Roberto Rosellini. Foto: Divulgação

Cinema para todos

Além das sessões presenciais, parte da programação será disponibilizada online, ampliando o acesso ao público de todo o país. O filme mais assistido no formato digital receberá o Prêmio Pirelli de Cinema Italiano, reconhecimento que valoriza o engajamento do público e o papel da tecnologia na difusão cultural.

O troféu de 2025, criado pelo artista Márcio Casarotti e batizado de Il maestro delle immagini eterne (“O mestre das imagens eternas”), presta homenagem ao diretor de cinema como maestro de sensibilidade e imaginação. “Nesta edição especial, pensamos em uma escultura que simboliza não apenas a longevidade do evento, mas também a força transformadora e a relevância atemporal do cinema”, afirma Cesar Alarcon, CEO da Pirelli para a América Latina.

Abertura e realização

A abertura oficial do festival ocorre em 28 de outubro, no Auditório Ibirapuera, em São Paulo, com Reynaldo Gianecchini como mestre de cerimônia e presença do ator italiano Antonio Catania, que participa de dois filmes da programação: De Nápoles a New York, de Gabriele Salvatores, e o clássico O Jantar, de Ettore Scola.

O evento é uma realização da Câmara de Comércio Italiana de São Paulo (ITALCAM), em parceria com a Embaixada da Itália no Brasil e o Ministério da Cultura.“Estou muito feliz de poder abrir também este ano ao Brasil a 20ª edição do Festival do Cinema Italiano, que propõe o melhor cinema de autor, com grandes sucessos de hoje e uma importante seleção de obras-primas do passado”, destacou o Embaixador da Itália no Brasil, Alessandro Cortese.

napoli newyork1
Foto: Divulgação

“O que mais me enche de orgulho é levar o cinema italiano e a língua italiana não apenas às grandes cidades, mas também a pequenos centros e, por meio do streaming, às casas dos amigos brasileiros. Este é um evento que democratiza a arte e a torna acessível a todos, de forma gratuita.”

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado