Durante uma coletiva de imprensa do filme “Ainda Estou Aqui”, realizada na última sexta-feira (18) em São Paulo, Fernanda Torres compartilhou suas reflexões sobre a pressão que recai sobre filmes e atores brasileiros em relação ao Oscar. Em um trecho que rapidamente viralizou nas redes sociais, a atriz afirmou: “O Oscar é muito importante para várias questões, mas também não é a medida de tudo.”
Torres destacou que o filme está na shortlist de grandes produções para o Oscar, apontando que, embora seja considerado um marco, não deve ser visto como a única validação do trabalho. “Acho que o filme tem grande chance de estar entre os filmes estrangeiros [na categoria de melhor filme internacional]. Estamos trabalhando para talvez outras categorias. Mas o filme já é um acontecimento para a gente, já é uma porta de entrada para o mundo”, disse.
Ela também recordou a indicação de sua mãe, Fernanda Montenegro, ao Oscar de melhor atriz em 1998 por “Central do Brasil”. “Quando as pessoas falam do prêmio da mamãe, tento explicar que, quando um ator brasileiro, falando português, é nomeado, ele já ganhou. Pode estourar a champanhe. Vai para lá sem expectativa, porque não vai levar”, concluiu.