Nesta quinta (7/11), o Teatro Paulo Autran, no Sesc Taguatinga Norte, receberá o lançamento de Circularidades: Mapa da Reciclagem Popular, um projeto que oferece uma visão sensível e profunda sobre o cotidiano dos catadores de material reciclável, figuras essenciais para a sustentabilidade, mas muitas vezes invisibilizadas. O filme, inicialmente idealizado como um webdocumentário, terá sessões especiais de lançamento na região onde foi filmado, promovendo um encontro entre o público e esses trabalhadores essenciais.
“Circularidades foi pensado para aproximar a audiência dos catadores, que muitas vezes são sub-representados,” explica Carol Matias, diretora e produtora do projeto. Em sua trajetória, Carol já abordou esse tema em produções anteriores, como no documentário No Rastro das Cargueiras, inspirado na convivência com catadores que usam bicicletas cargueiras na Asa Norte e Noroeste de Brasília.
O projeto tem um viés educativo, unindo arte e conscientização ao oferecer, além da experiência audiovisual, informações práticas para conectar catadores e geradores de resíduos. Filmado em cinco Regiões Administrativas do Distrito Federal, Taguatinga, Guará, Águas Claras, Arniqueira e Vicente Pires, o curta destaca histórias de vida e desafios enfrentados por esses trabalhadores.
O lançamento incluirá um debate com a equipe, personagens do filme e uma integração com estudantes da rede pública, promovendo a valorização desses profissionais no combate ao problema socioambiental. O filme teve roteiro e codireção de Igor Z. Cerqueira e contou com boa parte da equipe de “No Rastro das Cargueiras”.
Além da exibição do curta, durante o evento, será lançado site oficial do projeto, que servirá como uma plataforma de visibilidade para os catadores e de diálogo sobre a economia circular.
Carol Matias afirma que os catadores devem ser reconhecidos como trabalhadores essenciais para as cidades e o meio ambiente. “Não podemos continuar fingindo que o problema socioambiental é de quem trabalha, quando na verdade é da sociedade que produz uma quantidade escandalosa de lixo e pobreza” , afirma.
Após as exibições, haverá uma sessão de bate-papo. O evento é gratuito e acessível para o público com deficiência motora e auditiva.
Confira o trailer:
Lançamento de “Circularidades”
Exibição do Curta-metragem de 30 minutos seguido de debate.
Quinta-feira (7/11), às 19h, no Teatro Paulo Autran, no SESC Taguatinga Norte. Direção: Carol Matias e Igor Z. Cerqueira. Organização: Meka Audiovisual