O Memorial dos Povos Indígenas apresenta neste sábado (25), às 10h, o curta-metragem O Futuro é Indígena, que retrata a infância como força política e poética no contexto da luta dos povos originários. O filme acompanha Xiwariru, uma menina de sete anos da etnia javaé, durante o 20º Acampamento Terra Livre (ATL) de 2024 — o maior encontro de povos indígenas do país.
Com narrativa sensível, o documentário revela o cotidiano da criança em meio a marchas, rituais e encontros que compõem o ATL. A partir de sua perspectiva, o curta apresenta uma nova forma de enxergar o mundo indígena, em que o futuro se desenha na continuidade das tradições e na presença ativa das novas gerações.
Financiado pela Lei Paulo Gustavo, o filme é produzido por uma equipe composta exclusivamente por mulheres, incluindo indígenas, negras e pessoas com deficiência, reafirmando o compromisso com diversidade e representatividade no audiovisual.
A diretora Julia Pá é conhecida por construir relações de afeto e confiança com as comunidades que retrata. Em O Futuro é Indígena, ela amplia essas conexões para o público, promovendo empatia e reflexão sobre o papel das mulheres e das infâncias na resistência cultural.
“Essa produção é um exemplo do poder transformador da cultura quando ela nasce do território e da vivência real”, afirma o secretário de Cultura e Economia Criativa, Claudio Abrantes. “A Lei Paulo Gustavo tem possibilitado que vozes historicamente silenciadas encontrem espaço e reconhecimento. O Futuro é Indígena traduz isso com beleza e verdade, reafirmando o compromisso do Distrito Federal com a diversidade e o protagonismo dos povos originários.”
A exibição integra a programação cultural do Memorial dos Povos Indígenas, espaço dedicado à valorização das culturas ancestrais e à promoção de diálogos entre diferentes tradições. A entrada é gratuita.
O Futuro é Indígena
- Data: Sábado (25), às 10h
- Local: Memorial dos Povos Indígenas
- Interpretação em Libras, entrada gratuita, mediada pelo Educativo do Memorial
- De 25 a 31/10: exibição mediada em horários exclusivos para estudantes. Agendamento de visitas escolares: arandueducativo@gmail.com / 61 99882-7400
Com informações da Secec-DF