O 58º Festival de Brasília do Cinema Brasileiro inicia mais uma edição do Cinema Voador, projeto que promove sessões gratuitas e ao ar livre em diferentes regiões do Distrito Federal. Este ano, as exibições acontecem em Planaltina (nos dias 12, 13 e 15 de agosto) e na Estrutural (21 e 22 de agosto), com uma programação que inclui filmes clássicos e animações infantis.
Criado em 1994, o Cinema Voador tem como proposta democratizar o acesso à cultura, levando obras do cinema nacional a espaços públicos em comunidades muitas vezes fora do circuito tradicional de exibição. Para esta edição, foram selecionados títulos de diretores como Joaquim Pedro de Andrade, Rosemberg Cariry e Paulo Thiago, além de curtas e animações voltadas ao público infantil.
“Selecionamos filmes que são verdadeiros tesouros do cinema nacional, com diretores fundamentais como Joaquim Pedro de Andrade, Rosemberg Cariry, e Paulo Thiago. É uma programação eclética e, acima de tudo, formadora de plateia, porque muitos desses títulos não chegam ao circuito comercial. Nosso papel é levar obras de qualidade para as periferias, criando novos públicos e despertando o encanto pelo cinema”, afirma o idealizador do projeto, José Damata.
Entre os destaques está uma homenagem aos 80 anos do filme Fantasia, da Walt Disney, com exibição especial voltada ao público infantil.
Exibições gratuitas em espaços públicos
Em Planaltina, o Cinema Voador estará no Vale do Amanhecer (12/08) e na Praça dos Esportes (13/08), com exibições como o longa “Corisco e Dadá”. Já na Estrutural, as sessões acontecem na Praça da Administração, nos dias 21 e 22 de agosto, com títulos como o curta-metragem “Brasília: Contradições de uma Cidade Nova”, de Joaquim Pedro de Andrade.
Festival chega aos 60 anos em 2025
Criado em 1965, o Festival de Brasília é o mais tradicional evento de cinema do país. Em 2025, completa 60 anos e será realizado entre os dias 12 e 20 de setembro, com atividades no Cine Brasília e em outros espaços do DF. A programação completa da edição deste ano será divulgada em 20 de agosto, incluindo as mostras competitivas, oficinas, debates, e a Conferência Nacional do Audiovisual.
Para o secretário de Cultura e Economia Criativa do DF, Claudio Abrantes, o Cinema Voador reforça o papel do festival como um patrimônio cultural do Distrito Federal.
“Mais do que descentralizar a programação, é garantir que a política cultural chegue a todas as regiões, fortalecendo nossa identidade e valorizando o audiovisual brasileiro”, destaca Abrantes.
Programação – Planaltina
12/08 (Terça-feira)
18h: A Fera Do Mar/ Corisco e Dadá/A Vida É Um Sopro/ Paisagem Natural
Local: Vale Do Amanhecer – Planaltina
13/08 (Quarta-feira)
18h: Fantasia/ Couro De Gato/ O Calango/ Corisco e Dadá
Local: Praça Dos Esportes – Arapoanga
15/08 (Sexta-feira)
18h: Fantasia 2ª Parte/ Sagarana O Duelo
Local: Praça da Igrejinha – Planaltina
Programação – Estrutural
21/08 (Quinta-feira)
18h: A Fera do Mar/ Corisco e Dadá
Local: Praça da Administração da Estrutural
22/08 (Sexta-feira)
18h: Fantasia/Curta Metragem Brasília Contradições de uma Cidade Nova/ Sagarana o Duelo Local: Praça da Administração da Estrutural
58ª edição do Festival de Brasília do Cinema Brasileiro apresenta o Cinema Voador
Quando: 12, 13 e 15 de agosto em Planaltina/Arapoanga
21 e 22 de agosto na Estrutural
Atividade aberta e gratuita