O Cine Brasília traz uma programação especial na última semana de setembro, com a estreia de longas-metragens como “Assexybilidade”, de Daniel Gonçalves, que busca desmistificar preconceitos sobre a sexualidade de pessoas com deficiência, além de “Bocaina”, de Ana Flavia Cavalcanti e Fellipe Barbosa; “O Dilema da Pandemia”, do diretor brasiliense Thiago Moyses; e “Pasárgada”, estreia de Dira Paes como diretora. A programação inclui ainda uma sessão especial do filme “Fernanda Young – Foge-me ao Controle”, seguida de debate com a diretora Suzanna Lira, que também ministrará uma masterclass gratuita no local.
Um dos destaques é o documentário “Assexybilidade”, que aborda a sexualidade de pessoas com deficiência com um olhar empático e profundo. Ao longo de 86 minutos, o diretor, que tem uma deficiência motora, procura desmistificar a ideia de que essas pessoas são assexuadas ou incapazes de viver uma vida amorosa plena, revelando seus desafios, desejos e conquistas.
Outro lançamento, “O Dilema da Pandemia”, explora o impacto psicológico da Covid-19, com foco na solidão e nas experiências traumáticas de muitos. A trama segue um garoto de seis anos que, isolado, tenta lidar com sua solidão enquanto as fronteiras entre realidade e imaginação começam a se confundir.
“Pasárgada”, dirigido por Dira Paes, é inspirado no poema “Vou-me embora pra Pasárgada” de Manuel Bandeira e apresenta um utópico lugar de liberdade. Exibido pela primeira vez no Festival de Gramado de 2024, o filme conta com um elenco de peso, incluindo Humberto Carrão, Marco Pigossi e Cássia Kis.
“Bocaina”, de Ana Flavia Cavalcanti e Fellipe Barbosa, aborda questões sociais e políticas em comunidades tradicionais, focando nas lutas de quilombolas e indígenas pela preservação de suas terras em meio a ameaças de desmatamento e exploração ilegal.
Nesta semana, o curta “Rainha Pam”, selecionado na Chamada Pública de Curtas do Cine Brasília, será exibido junto com “Bocaina”. O filme, dirigido por Jackson Lemes, trata de transformação e diversidade de gênero.
Na segunda-feira (30), o Cine Brasília apresentará o documentário “Fernanda Young – Foge-me ao Controle”, que explora temas como amor, melancolia e feminilidade na vida da artista. Após a exibição, a diretora Suzanna Lira participará de um debate com o público sobre a obra e seu processo criativo.
No dia seguinte, 1º de outubro, Suzanna Lira conduzirá uma masterclass gratuita para 50 participantes. Com mais de 20 anos de carreira e 17 longas-metragens no currículo, a diretora compartilhará suas técnicas, desafios e o projeto que homenageia Fernanda Young. As inscrições estão abertas até 27 de setembro por meio de um formulário online.
No dia 28 de setembro, o Cine Brasília oferecerá a Sessão Acessível, com a exibição gratuita do longa “Saudade fez morada aqui dentro”, que contará com recursos de acessibilidade, como Libras e audiodescrição. O filme narra a história de Bruno, um jovem de 15 anos que enfrenta a perspectiva de ficar cego devido a uma doença degenerativa.
Reconhecida por sua dedicação a produções audiovisuais voltadas para questões ambientais, a Mostra Ecofalante de Cinema retorna ao Cine Brasília para sua 13ª edição, apresentando 39 filmes sobre mudanças climáticas, mineração e as histórias de comunidades indígenas e quilombolas. As exibições gratuitas acontecerão de 2 a 9 de outubro.
A programação também conta com seções especiais para o público infantil e estudantes, além do longa “Harold e o Lápis Mágico”, o primeiro filme live-action de Carlos Saldanha, que apresenta a história de um menino que usa sua imaginação e um lápis roxo para criar um mundo mágico.
PROGRAMAÇÃO 26 DE SETEMBRO A 2 DE OUTUBRO
QUINTA-FEIRA, 26/09
10h00 – Harold e o Lápis Mágico
14h00 – Dilema da Pandemia
16h30 – Assexybilidade
18h30 – Rainha Pam (curta-metragem) + Bocaina
20h30 – Pasárgada
SEXTA-FEIRA, 27/09
10h00 – Harold e o Lápis Mágico
14h00 – Dilema da Pandemia
16h30 – Assexybilidade
18h30 – Rainha Pam (curta-metragem) + Bocaina
20h30 – Pasárgada
SÁBADO, 28/09
10h00 – Cine Sol (evento escolar)
14h00 – Sessão Acessível – Saudade Fez Morada Aqui Dentro
16h30 – Rainha Pam (curta-metragem) + Bocaina
18h30 – Assexybilidade
20h30 – Pasárgada
DOMINGO, 29/09
10h00 – Harold e o Lápis Mágico
14h00 – O Dilema da Pandemia
16h30 – Rainha Pam (curta-metragem) + Bocaina
18h30 – Assexybilidade
20h30 – Saudade Fez Morada Aqui Dentro
SEGUNDA-FEIRA, 30/09
14h00 – O Dilema da Pandemia
16h30 –Assexybilidade
19h00 – Pasárgada
20h30 – Fernanda Young – Foge-me ao Controle + debate com a diretora
TERÇA-FEIRA, 01/10
10h00 – Harold e o Lápis Mágico
10h00 – Masterclass com Suzanna Lira (foyer)
14h00 – O Dilema da Pandemia
16h20 – Rainha Pam (curta-metragem) + Bocaina
18h20 – Saudade Fez Morada Aqui Dentro
20h30 – Pasárgada
QUARTA-FEIRA, 02/10
09h30 – Mostra Ecofalante – Sessão Infanto-Juvenil
14h30 – Mostra Ecofalante – Sessão Infanto-Juvenil
19h00 – Mostra Ecofalante – Abertura Oficial
SERVIÇO
Endereço: Asa Sul Entrequadra Sul 106/107 – Brasília, DF, 70345-400.
Informações pelo WhatsApp: 61 99878-2198 ou contato@cinebrasilia.com
Ingressos à venda na bilheteria ou pelo link: ingresso.com/cinema/cine-brasilia
Mais informações: cinebrasilia.com ou @cinebrasiliaoficial