Entre os dias 13 e 26 de setembro, o Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB) de Brasília será palco da edição especial da Mostra Internacional de Cinema de Arquitetura, Cinema Urbana. O evento, que ocorre tanto nas salas de cinema quanto nos jardins do CCBB, explora as múltiplas formas de ser mulher, com uma programação que reúne produções cinematográficas nacionais e internacionais, oficinas temáticas, debates sobre questões femininas e apresentações artísticas, proporcionando um espaço de reflexão e troca de experiências sobre as vivências femininas.
Com sessões ao ar livre, videomapping, DJs, e até trilha sonora ao vivo para filmes silenciosos, a mostra se destaca como um evento imersivo e dinâmico. Serão exibidos 37 títulos, entre curtas e longos, que vão de narrativas sobre mulheres cisgênero e trans a questões de pertencimento e afeto, colocando em pauta a pergunta central: “Existe uma fórmula de ser mulher?”.
As exibições ao ar livre acontecem durante os fins de semana e são acompanhadas de apresentações artísticas. A abertura oficial, no dia 13 de setembro, conta com DJs do coletivo Eixona e projeções mapeadas nos jardins. Entre os destaques, o filme “Mato Seco em Chamas”, que transporta o público à favela do Sol Nascente, e a exibição de “Nomadland”, vencedora do Oscar, sobre o nomadismo moderno.
Nos dias seguintes, a programação continua com filmes que celebram as vozes femininas em suas mais diversas formas. Desde curtas de cineastas trans, negras e indígenas até a exibição do documentário “Fernanda Young: Foge-me ao controle”, de Susanna Lira. Outro ponto alto é a exibição de 13 curtas-metragens silenciosas da pioneira Alice Guy-Blaché, com acompanhamento musical ao vivo da pianista Iara Gomes e seu quarteto.
Além das exposições, a mostra promove debates sobre as vivências femininas e os escritórios temáticos, incluindo uma perspectiva para crianças de escolas públicas, com transporte oferecido. O evento também reforça o compromisso com a acessibilidade, disponibilizando áreas reservadas para pessoas com deficiência, intérpretes de Libras, e sessões com audiodescrição.
A Mostra Cinema Urbana promete ser um espaço de reflexão e celebrar o protagonismo feminino, com uma programação diversa e envolvente. O evento é gratuito, e os ingressos podem ser retirados na bilheteria do CCBB.
Sobre a Cinema Urbana
A Cinema Urbana surgiu em 2018 pelas mãos da comunicadora Daniela Marinho, da arquiteta e urbanista Liz Sandoval, e da produtora pernambucana Thay Limeira. O diferencial da mostra está em sua curadoria e direção, compostas exclusivamente por mulheres. O projeto nasce da necessidade de ampliar o entendimento da sociedade e suas estruturas através do audiovisual, muitas vezes pouco exibido. Além das exibições, a mostra engloba ações formativas, palestras, painéis temáticos, homenagens, oficinas e apresentações diversas, conectando diferentes linguagens artísticas.
Confira a programação completa no site do CCBB.
SERVIÇO
Cinema Urbana – Mostra Internacional de Cinema de Arquitetura – edição especial no CCBB Brasília
Quando: 13 a 26 de setembro; 5 de outubro
Onde: CCBB Brasília (13 a 26/09) e Praça do Reggae em São Sebastião (05/10)
Entrada gratuita, mediante ingresso disponível no site bb.com.br/cultura ou na bilheteria física do CCBB
Centro Cultural Banco do Brasil Brasília
SCES, Trecho 2, Lote 22 – Edif. Presidente Tancredo Neves
Setor de Clubes Espacial Sul – Brasília – DF
Contato: (61) 3108 7600| ccbbdf@bb.com.br