Menu
Cinema

Brasil vive clima de final de Copa com expectativa pelo Oscar de ‘O Agente Secreto’

O filme de Kleber Mendonça Filho lidera a bilheteria entre indicados e mobiliza eventos coletivos em várias cidades à véspera da premiação.

Redação Jornal de Brasília

13/03/2026 7h47

0==qykptnhbdzhvjot92yuinyq9gc1j3za9mck5wylxmo4kzm5etm2mjm0ozzlbnauc3bsjwzmrwyyygn5gdm3mgn0ytoymdn1igz3mtomjjzwadogjtjwadogjtj4mjm4ijryucn5ajmx8vl1etlf9vlwitlfpzm

Foto: Divulgação

Faltando poucos dias para a cerimônia do Oscar, o Brasil vive um clima de torcida coletiva similar ao de uma final de Copa do Mundo. Bares, cinemas e cineclubes em diversas cidades organizam transmissões, bolões, quizzes e sessões especiais para acompanhar a 98ª edição da premiação, marcada para este domingo (15).

O centro da expectativa é o filme ‘O Agente Secreto’, dirigido por Kleber Mendonça Filho, que chega a 2026 com indicações a Melhor Filme, Melhor Filme Internacional e Melhor Ator para Wagner Moura. O longa também destaca o trabalho de Gabriel Domingues, indicado na nova categoria de Melhor Direção de Elenco, criada pela Academia em 2024.

Segundo dados da FILME B, ‘O Agente Secreto’ lidera a bilheteria entre os indicados ao Oscar, com 2.464.071 ingressos vendidos e mais de R$ 50 milhões arrecadados. Apesar de ter o menor orçamento entre os dez concorrentes ao prêmio principal, o filme brasileiro tem se destacado, especialmente no cinema de arte, atraindo públicos que descobrem novas produções nacionais.

No Rio de Janeiro, o produtor Cavi Borges, do Grupo Estação e da Cavideo, organiza uma grande festa cinéfila para a transmissão, com bolão, quiz e concurso de sósias de Wagner Moura. O evento, que começou há 25 anos de forma improvisada, alcançou quase duas mil pessoas no ano passado, quando o Brasil venceu na categoria de melhor filme internacional com ‘Ainda Estou Aqui’.

Kleber Mendonça Filho agradeceu a mobilização do público brasileiro nas redes sociais, destacando o papel das políticas públicas de incentivo ao audiovisual e vendo na indicação uma forma de ‘soft power’ cultural do país. O diretor admitiu sentir pressão para não decepcionar a expectativa nacional.

Enquanto veículos americanos apontam ‘Pecadores’, de Ryan Coogler, como favorito, publicações como o IndieWire colocam ‘O Agente Secreto’ no topo do ranking para Melhor Filme. No Brasil, a torcida por Wagner Moura é forte, impulsionada por sua vitória no Globo de Ouro, em meio a uma mobilização afetiva inédita nas redes sociais e mídias especializadas.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado