SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS)
Apesar de aparecerem na lista de pré-indicados ao Oscar, algumas produções brasileiras ficaram de fora da premiação. A lista de indicados foi anunciada nesta quinta-feira (22), em uma live da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas no YouTube.
Entre os documentários pré-selecionados em dezembro, “Yanuni”, coprodução brasileira, e “Apocalipse nos Trópicos”, de Petra Costa, que já concorreu no passado, acabaram sem uma das cinco vagas da categoria. “Amarela” também ficou sem espaço na disputa de melhor curta-metragem.
Outro brasileiro que tinha chances de aparecer na lista era Affonso Gonçalves, responsável pela montagem de “Hamnet”, um dos longas mais indicados nesta quinta-feira.
A festa brasileira, porém, segue firme com as quatro indicações para “O Agente Secreto”, feito histórico para o país. O longa de Kleber Mendonça Filho concorre a melhor filme, melhor filme internacional, direção de elenco e ator, com Wagner Moura.
Na categoria de fotografia, o brasileiro Adolpho Veloso também confirmou as apostas e foi indicado pelo trabalho em “Sonhos de Trem”.
O Oscar acontece no dia 15 de março, às 20h, no Dolby Theatre, em Los Angeles. No Brasil, a cerimônia será transmitida pelos canais Globo e TNT ou nos streaming da HBO Max e Globoplay.