A Aicon Ações Cinematográficas é hoje uma das principais referências do setor audiovisual no Brasil. Especializada na locação de equipamentos cinematográficos e estúdios, a empresa também atua como coprodutora e produção associada de longas e curtas-metragens, videoclipes e eventos de alcance nacional.
Há três anos consecutivos, a Aicon é liderada por Messias Filho, diretor da empresa, ao lado de seu filho, Isaac Aicon, diretor executivo. Juntos, eles têm como principal objetivo apoiar profissionais e aspirantes do audiovisual na concretização de seus projetos, fortalecendo a cadeia produtiva do cinema e do audiovisual no país.
Em parceria com a Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Distrito Federal, a empresa realiza, há dois anos consecutivos, projetos gratuitos de capacitação, como o Maquinaria e Elétrica, conduzido por Messias Filho. A Aicon também desenvolve iniciativas formativas como o Cinema é Relação, em parceria com o FAC Brasília e a Cinese Audiovisual, voltadas à inclusão, à diversidade e ao incentivo de novos talentos no mercado audiovisual. As ações têm como foco ampliar o acesso à formação técnica e profissional, criando oportunidades para quem deseja ingressar ou se consolidar na área.
A busca constante por inovação é um dos grandes diferenciais da empresa, que investe continuamente em novas tecnologias e parcerias estratégicas, acompanhando as transformações do mercado e ampliando as possibilidades criativas das produções.
Aicon Ações Cinematográficas premiou, com R$10 mil em locação de equipamentos, o vencedor da categoria exclusiva de melhor filme curta-metragem do Prêmio Aicon. “A Aicon surgiu no Distrito Federal, fruto de muito esforço e de muito acreditar nas histórias dessa cidade. Sabemos o quanto uma ideia pode ser forte, mas quanto ela pode parar por falta de apoio. Hoje, com esse prêmio, dizemos: continuem tentando, filmando e continuem insistindo. Quando nosso cinema cresce, todo mundo ganha”, conta Isaac Aicon, CEO da produtora.
Esta não é a primeira premiação que a produtora realiza e o principal objetivo é fomentar o incentivo às produções culturais e a diversidade no meio. Essa foi a 13ª edição do Festival Internacional de Curta-Metragem, um dos mais importantes do país, que terminou no último domingo (14), e reuniu mais de cento e vinte produções.
Ao longo de sua trajetória, a Aicon participou de grandes projetos publicitários para marcas como Banco do Brasil, Petrobras, Vivo, Oi, Volkswagen e Mercedes-Benz, além de produções audiovisuais para artistas como Hungria, Tribo da Periferia e Natiruts. A empresa também se destaca pela produção de obras que valorizam a cultura brasileira. Em 2024, esteve à frente do longa-metragem A Maldição do Mamulengo, que mistura documentário e ficção para registrar a história e a cultura do teatro de bonecos popular do Nordeste, além de Capitão Astúcia, filme que narra a trajetória de um letrista de quadrinhos que, aos 80 anos, transforma-se no herói da própria história ao enfrentar um misterioso tocador de harpa.
“Ficamos muito felizes em promover essa movimentação e trazer um diferencial para o mercado de produção e do audiovisual”, destaca um dos sócios da empresa.
Atualmente, a Aicon Ações Cinematográficas se prepara para expandir seus serviços para outros estados brasileiros. Com uma trajetória marcada pelo pioneirismo, inovação tecnológica, compromisso com a qualidade e promoção da inclusão, a empresa segue como um dos pilares do desenvolvimento do audiovisual brasileiro.