A temporada inaugural do Cinema Inflável no Distrito Federal chega à reta final neste mês, com exibições em três regiões administrativas: São Sebastião (15 a 17), Gama (22 a 24) e Sobradinho (29 a 31). O projeto, que leva cinema itinerante a céu aberto para diferentes localidades, já realizou 24 edições e atraiu mais de 7 mil pessoas em regiões como Ceilândia, Santa Maria, Brazlândia, Samambaia e Paranoá.
As sessões acontecem em uma estrutura com tela de 10 metros de largura por 6 metros de altura, seguidas de atividades culturais como oficinas, recreações, shows e intervenções artísticas. Pipoca e refrigerante são distribuídos gratuitamente ao público. A iniciativa, que tem apoio institucional da Secretaria de Governo do DF (Segov), também contempla produções audiovisuais locais e oficinas voltadas a comunidades onde o acesso ao cinema é limitado por barreiras geográficas ou socioeconômicas.
Em São Sebastião, a programação começa nesta sexta-feira (15), às 18h, na praça da Administração Regional, com o baile Breguenaite, comandado pelo DJ Lovesongs, mesclando ritmos como brega pop, tecnomelody, rock e arrocha. A Associação Obinrin Badu oferecerá penteados, tranças nagô e design de sobrancelhas, enquanto o projeto Mentes Brilhantes promove recreação infantil com atividades artísticas e circenses.
Os filmes começam às 19h. Na sexta, serão exibidos dois curtas nacionais e o longa Kasa Branca (16 anos). No sábado (16), o destaque é Ratatouille (livre), e no domingo (17), Que Horas Ela Volta? (12 anos). Em todos os dias, a programação se encerra às 21h30.
Não é necessário retirar ingressos, mas os assentos são limitados e preenchidos por ordem de chegada. É proibida a venda de alimentos no local, porém o público pode levar seu próprio lanche. A classificação indicativa de cada filme deve ser observada. Mais informações estão disponíveis nas redes sociais do projeto.
Com informações da Agência Brasília