Menu
Cinema

Academia rompe tradição e deixa Karla Sofia Gascon fora da votação do Oscar

A Academia divulgou sua lista de 534 novos membros convidados para 2025, e o nome da atriz -que fez história como a primeira pessoa trans indicada na categoria de melhor atriz- não estava entre eles

Redação Jornal de Brasília

26/06/2025 17h49

karla sofia gascon em emilia perez

Foto: Divulgação

SÃO PAULO, SP (UOL/FOLHAPRESS)

Diferente do que diz a tradição, Karla Sofía Gascón, de “Emilia Pérez”, não votará na escolha do próximo vencedor de melhor filme do Oscar.

A Academia divulgou sua lista de 534 novos membros convidados para 2025, e o nome da atriz -que fez história como a primeira pessoa trans indicada na categoria de melhor atriz- não estava entre eles.

Curiosamente, sua colega de elenco Adriana Paz (que não foi indicada ao prêmio) recebeu o convite. Zoe Saldaña, vencedora do Oscar de melhor atriz coadjuvante pelo mesmo filme, já era membro da Academia.

Gascón é apenas a segunda atriz em 10 anos a ser indicada pela primeira vez na categoria principal e não receber o convite imediato. A primeira foi Yalitza Aparicio (“Roma”), indicada em 2018 e que só foi aceita em 2020.

Fernanda Torres, também indicada em 2025 ao Oscar de melhor atriz por “Ainda Estou Aqui”, foi chamada para compor a Academia.

O não convite de Gascón ocorre meses após a descoberta de tweets racistas postados por ela no passado, que geraram controvérsia durante a temporada de premiações. A Academia não comentou oficialmente o motivo da exclusão, mas o histórico de seleção sugere que questões de conduta podem influenciar a decisão.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado