Menu
Viva

CINEfoot Futebol nas telonas

Arquivo Geral

20/06/2014 9h30

Muito mais que operários. Jogadores, sonhadores, brasileiros e lutadores. Os operários responsáveis pela construção do palco principal da Copa do Mundo em Brasília, o Estádio Nacional Mané Garrincha, são os protagonistas do belo e sensível documentário dirigido e produzido por Virna Smith. Operários da Bola é um dos destaques do CINEfoot Tour que, de hoje a domingo, traz o futebol também para dentro das telonas.

Dentre outras curiosidades, o filme mostra a motivação daqueles que inauguraram o estádio muito antes dos craques da seleção. O documentário pode ser conferido amanhã, de graça, às 19h, no Centro Cultural do Shopping Conjunto Nacional (Setor de Diversões Norte).

Criado em 2010, o Cinefoot Tour tem o intuito de debater o papel do futebol e da Copa do Mundo realizada no Brasil.

Além do documentário dirigido pela carioca radicada em Brasília, Virna Smith, discussões sobre o legado sociocultural da Copa, histórias emocionantes de jogadores, a expectativa e entraves para a realização do Mundial são alguns dos assuntos retratados em curtas, médias e longas-metragens nacionais e internacionais exibidos no festival.

Copa Solidária

No primeiro longa-metragem de Virna, não é a seleção brasileira que está em campo. E, sim, os mais de 800 operários que, em 2012, trabalharam arduamente na construção do Estádio Nacional. Na época, eles foram as estrelas da Copa Solidária dos Operários da Bola. “Os operários levaram a ideia para as autoridades e conseguiram realizar um campeonato de verdade, com direito a gramado próprio”, explica.

Dentre os personagens está Bala, que chegou a virar operário só para participar do campeonato. O ex-jogador profissional Manoel Oliveira Lima é conhecido por seu chute de “bala”, por isso o apelido. “A história dele é emocionante. E o mais  legal é que foram os próprios operários que se organizaram e se dividiram nos times. Quem ganhou foi o Brasil”, finaliza.

Serviço
 
CINEfoot Tour –   De sexta (20) a domingo (22). No Centro Cultural do Shopping Conjunto Nacional (Setor de Diversões Norte).  Entrada franca. Para mais informações e programação completa, acesse cinefoot.org. A classificação indicativa varia de acordo com o filme.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado