
Um dos atores e cineastas mais irreverentes do Brasil é homenageado no Cinema da Casa da Cultura da América Latina (CineCAL) com a mostra retrospectiva Centenário Mazzaropi, exibida todas as quartas e quintas de abril, às 12h30. Autor de divertidos roteiros e intérprete das canções dos seus filmes, Amâncio Mazzaropi, fez fama no rádio e no teatro por levar o humor do interior do país ao resto do Brasil. A mostra exibe até o final do mês oito títulos que contém direção, participação ou menção ao ator, entre eles o inesquecível Jeca Tatu (1959), de Milton Amaral e Amácio Mazzaropi. A entrada é franca.
Confira a programação para essa semana:
Quarta-feira (11)
As Aventuras de Pedro Malasartes (Brasil). Direção de Mazzaropi, 1960, 95 minutos. O humilde Zacarias vai para a cidade grande com sua mulher para arrumar emprego e ajudar seu filho a pagar os estudos. Seu maior sonho é ver o filho se formando e, para isto, está disposto a fazer o possível e o impossível. Eis que surge um trabalho como chofer de Praça. Censura 12 anos.
Quinta-feira (12)
Jeca Tatu (Brasil). Direção de Milton Amaral e Mazzaropi, 1959, 95 minutos. Jeca é um roceiro preguiçoso de dar dó, mas essa preguiça está com os dias contados, pois seu ranchinho está ameaçado pela ganância de latifundiários sem coração. Agora, ele vai usar todo seu jeito matreiro para conseguir seu cantinho de terra. O filme trata com muita singeleza a figura do homem do campo e a questão da reforma agrária, uma declarada homenagem do artista ao escritor Monteiro Lobato. Censura 12 anos.