Girish Kasaravalli, um dos mais aclamados diretores de cinema indianos da atualidade, grande nome da indústria Kannada de cinema, estará em Brasília nesta semana, participando dos dois debates que compõem a programação da mostra Bhava: Universo do Cinema Indiano. Ele falará sobre Indústrias e Linguagens do Cinema Indiano, no dia 8 de agosto, e Caminhos da Coprodução Índia e Brasil, no dia 9. Kasaravalli é um dos pioneiros do cinema indiano “paralelo”, movimento formado por diretores proeminentes que fazem do cinema uma ferramenta para provocar a discussão de questões críticas da sociedade naquele país.
Kasaravalli detém grande prestígio, com ampla filmografia e premiações em seu país natal e no exterior, especialmente em festivais da Ásia e do Oriente Médio. Como diretor e realizador, já conquistou por quatro vezes consecutivas o prêmio de melhor filme da Indian National Award, mais importante premiação do cinema indiano. Seus trabalhos são conhecidos por apresentarem uma linguagem narrativa particular, com um estilo próprio do diretor, o qual leva às telas temas críticos e instigantes da sociedade indiana.
Gulabi Talkies (2008) e Bela (2004) são dois filmes do cineasta que estão sendo exibidos para o público brasiliense durante a mostra, que vai até 19 de agosto. Em Bela, discute a repressão à mulher em uma vila muçulmana do estado de Karnataka, sul da Índia. Já Gulabi Talkies traz à tona o papel da televisão em uma vila de pescadores da Índia dos anos 1990 e obteve os prêmios de melhor atriz (para Umashree), melhor filme e melhor direção no Indian National Award.
A conexão entre as culturas brasileira e indiana, o fazer cinema nos dois países e outros temas estarão em foco em dois debates que integram a programação da mostra Bhava: Universo do Cinema Indiano. O evento, nos dias 8 e 9 de agosto, a partir das 17h, começa com a exibição de Cinema com um Propósito, dirigido em 2008 por Anu Radha. O documentário em curta-metragem (30 minutos) apresenta diretores e críticos de cinema indianos comentando as indústrias cinematográficas do país e suas peculiaridades.