Em comemoração ao Dia Nacional do Patrimônio Histórico, Artístico e Cultural será realizada nesta sexta (17) sessão solene, às 18h30, no Foyer da Sala Villa Lobos, no Teatro Nacional.
O evento faz parte do Ano de Valorização de Brasília como Patrimônio Cultural da Humanidade, instituído pelo Governador Agnelo Queiroz por meio do Decreto nº 33.506 de 26 de janeiro de 2012.
Em 2012, comemora-se os 25 anos que Brasília tornou-se Patrimônio Cultural da Humanidade, título concedido pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco). A inscrição ocorreu em 7 de dezembro de 1987. Desde então, a capital federal detém a maior área tombada do mundo (112,5km²), sendo o único bem contemporâneo a receber tal distinção.
O título é destinado a monumentos, grupos de edifícios ou sítios que tenham um excepcional e universal valor histórico, estético, arqueológico, científico, etnológico ou antropológico. A honraria foi criada em 1972 pela Unesco para incentivar a preservação de bens culturais e naturais considerados significativos para a humanidade.