Menu
Viva

Cia. de dança italiana se apresenta nesta quarta

Arquivo Geral

11/05/2011 9h00

Foto: DivulgaçãoTodos são ex-atletas italianos que, após o fim da carreira esportiva, decidiram usar o corpo e as habilidades – adquiridas com os anos de prática e treinamento – na dança artística. Assim, surgiu, em 1995, a companhia Kataklò Athletic Dance Theatre, que volta ao Brasil, desta vez, para estrear internacionalmente o espetáculo Light, em cartaz nesta quarta à noite, na Sala Villa-Lobos do Teatro Nacional Claudio Santoro.

 

“O ponto central foi a intocabilidade da luz. A partir daí criamos todo o conceito de leveza, de intocabilidade dos corpos, da luz e das sombras. Tudo existe somente ali, é efêmero, nada é real, é um grande sonho feito de luzes e sombras”, define a coreógrafa e fundadora da companhia,  Giulia Staccioli,  campeã olímpica de ginástica rítmica.

“Não é necessariamente uma narrativa, mas uma sequência de imagens, como se fossem pedaços de sonhos que são desconexos mas ao mesmo tempo existe uma linha que os une”, exemplifica Giulia.

 

Ao todo são oito bailarinos em cena e 16 coreografias que somadas são como,  nas palavras da coreógrafa, “16 pedaços de ilusão que se entrelaçam em um só corpo feito de vários corpos e sombras”.

 

A intenção da luz que dá nome ao espetáculo é agir nos movimentos, nos corpos, criando outras ilusões, envolvendo os gestos, fazendo parte da coreografia. “É uma experiência única, que se vivencia somente naquela segundo”, descreve Giulia.

 

A concepção do espetáculo, que o público terá a oportunidade de acompanhar no palco da Sala Villa-Lobos, às 21h, levou oito meses para ser concretizada. Foram mais quatro meses de ensaios diretos. “Nossa rotina é muito pesada, ensaiamos cerca de oito horas por dia, envolvendo força, aeróbica e a parte artística”, conta Guilia Staccioli.

 


Sucesso internacional


O grupo conquistou a admiração da plateia com uma inusitada e irresistível união da dança com os esportes em espetáculos surpreendentes, de uma beleza visual e de desafios aos limites do corpo.

 

Ganharam os aplausos do mundo e já somam oito espetáculos apresentados por todos os cantos do globo. Os bailarinos são todos atletas, vencedores de Olimpíadas e campeonatos mundiais, aposentados do esporte.

No último fim de semana, a Cia. Kataklò esteve no Rio de Janeiro, onde Light foi apresentado no Theatro Municipal. De Brasília, eles seguem para Belo Horizonte (Palácio das Artes), Salvador (Teatro Castro Alves) e Recife (Teatro UFPE).

 

Passam, ainda, por Santos (Teatro Coliseu), Paulínia (Theatro Municipal de Paulínia), Ribeirão Preto (Teatro Pedro II), Curitiba (Teatro Guaíra), São Paulo (Teatro Alfa), Florianópolis (Teatro Governador Pedro Ivo) e Porto Alegre (Teatro Bourbon).

Light – Com a Cia. de dança italiana Kataklò. Nesta quarta-feira, às 21h, na Sala Villa-Lobos do Teatro Nacional Claudio Santoro. Ingressos: R$ 80 (inteira). Classificação livre.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado