O Instituto Cervantes promove de 03 a 31 de outubro, Oficina de Narração Oral, Manipulação de Fantoches e Micro Dramaturgia. O curso é dirigido para o público em geral, iniciantes e profissionais das diversas áreas do teatro e será ministrado pelo ator Marcos Penna.O curso será realizado de 03 a 31 de outubro, às segundas e quartas-feiras, das 18h30 às 20h30. Serão 10 aulas com carga horária de 20h no total. As inscrições devem ser feitas na secretaria do Instituto Cervantes. Taxa de inscrição – R$ 150,00. Vagas limitadas.Classificação livre. Informações (61)3242-0603
O objetivo da oficina é transformar o gosto pela narração, pelo teatro de bonecos e pelo idioma espanhol em uma maneira divertida de contar contos, anedotas e histórias por meio da manipulação de fantoches. “Já ministrei oficinas relacionadas ao tema algumas vezes, porém é a primeira vez que vou ministrar as três disciplinas juntas”, explica o ator.
Segundo Marcos Penna, durante o curso os alunos irão aprender a escrever e a contar pequenas histórias, reconhecer as partes dramatúrgicas e ter uma aproximação com o teatro de bonecos (especialmente o boneco de luva). “As aulas serão teóricas e práticas, vou compartilhar minhas experiências e também fazer vários tipos de treinamento”, conta.
Programação:
PRIMEIRO MÓDULO: MINI DRAMATURGIA – A COMPRENSÃO DO TEXTO E DA ESCRITA
Leitura e compreensão de textos curtos.
Partes de um relato.
Aplicação: a estrutura do relato.
Escrita de uma cena ou mini relato.
SEGUNDO MÓDULO: CONTANDO HISTÓRIAS – NARRAR E ENCENAR CONTOS, ANEDOTAS E HISTÓRIAS
Expressão corporal e treinamento da voz.
O conto e o contista.
Brincando com as histórias.
Acessórios do contista.
Palavras e silêncios.
Onde contar? Controlar o espaço cênico.
Encenação dos contos propostos.
TERCEIRO MÓDULO: MANIPULAÇÃO – APRENDENDO A TRANSFORMAR FANTOCHES EM PERSONAGENS
A expressão corporal na manipulação
As mãos: ritmo e musicalidade
Recursos para fantoches; o gesto, o movimento, a palavra
O fantoche de luva
A voz do fantoche e sua relação com a manipulação.
Criação do personagem: a personalidade.
Improvisações entre dois manipuladores.
Sobre Marcos Penna:
Começou sua carreira artística na década de 90. Possui uma longa experiência como dramaturgo, manipulador de fantoches e cenógrafo. Ministra cursos de Construção e manipulação de fantoches de luva e vara, Boneco de madeira esculpido, Desenvolvimento e construção de cenários, Oficinas de teatro para marionetes, Teatro de Objetos e Realização de exercícios dramáticos. Atuou em vários países como Espanha, Itália, Suiça, Peru, México, Colômbia, Equador e Brasil.
Em 2004, Penna fundou o grupo equatoriano-espanhol teatro de fantoches Trapusteros. No grupo Marcos desenvolveu dois trabalhos solo do gênero de bonecos de luva: “Contos de Outro”, lançado em novembro de 2004 para público infantil. Esse trabalho ganhou em 2006 o festival “Universidad Ricardo Palma”, em Lima (Peru) com menção especial da imprensa por seu cenário. O outro espetáculo produzido por ele é, “Uma história simples”, lançado em fevereiro de 2009 com duas versões, uma para o público infantil e outra para os adultos. Em ambos os espetáculos Marcos é cenógrafo e manipulador.