
O Cena Brasiliana é fruto da atual safra criativa vivida pelos músicos brasilienses e surge com o intuito de atuar no processo de consolidação da música produzida na capital. O desenvolvimento de uma linguagem musical típica brasiliense se manifesta e se afirma graças aos inúmeros talentos locais.
O projeto Cena Brasiliana é realizado quinzenalmente no Espaço Cena e conta com seis atrações entre os dias 31 de agosto e 17 novembro. Entre os dias 16 e 17 de novembro, o projeto apresenta o Duo – Junior Ferreira e Victor Angeleas fechando a edição desse ano. O show começa às 21h.Ingressos: R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia-entrada). Classificação Indicativa: Livre. Informações: (61) 3349-3937
Sobre o Duo
Refinamento e qualidade musical são apenas dois dos diversos atributos do duo Junior Ferreira e Victor Angeleas.
Com arranjos originais, belos improvisos e uma interpretação apurada, o duo têm se apresentado nas principais casas e eventos de música instrumental de Brasília e está em estúdio produzindo o primeiro disco intitulado “Sem Fronteiras”, com previsão de lançamento para o início de 2013.
Tradição e modernidade caminham juntas na sonoridade do duo, que traz influências de mestres como Jacob do Bandolim, Radamés Gnattali,Pixinguinha e Astor Piazzolla, dentre outros. A combinação inovadora entre o acordeon de Ferreira e o bandolim de Angeleas proporciona uma sonoridade inusitada e reflete a originalidade da cultura brasileira.
A ideia é contribuir para a popularização de uma proposta de música instrumental que apresente a melhor amálgama entre o erudito e o popular, o local, o regional e o nacional, com porções de música mundial. Os instrumentistas se conheceram na UnB, onde começaram a tocar juntos, construindo arranjos e composições a partir de sua grande afinidade musical. Hoje são considerados uma das grandes revelações no cenário da música instrumental brasiliense.
Junior Ferreira
O acordeonista Junior é autodidata e começou a tocar aos 10 anos de idade. Baiano, há quatro anos vive em Brasília, cidade que considera o celeiro da música instrumental brasileira. Desde então vem atuando no cenário musical da capital, tanto se apresentando em diferentes casas noturnas como acompanhando grandes nomes da músic
a brasiliense e nacional. Com seu acordeon, já passou por países da África, Europa e América do Sul.
Seu trabalho é respeitado por colegas e parceiros musicais de várias regiões do país. Abriu show do Hermeto Pascoal e do Eumir Deodato. Dividiu palco com Dominguinhos, Elba Ramalho, Mariana Aydar, Hamilton de Holanda e Daniela Spielmann dentre outros grandes nomes da música brasileira. Acompanhou Dudu Maia, Cacai Nunes, Renata Jambeiro, Cris Pereira e Henrique Neto. Toca com Túlio Borges, integra o Regional Junior Ferreira e Quinteto. Visto com apreço no meio musical, é considerado um grande representante de seu instrumento.
Vitor Angeleas
Bandolinista de 10 cordas, Vitor iniciou seus estudos musicais aos sete anos de idade. Estudou teclado, piano, guitarra, cavaquinho e formou-se em violão popular, aos 15 anos, na escola BsB musical. Elegeu o bandolim como seu instrumento principal aos 13 anos de idade, estudando na Escola de Choro Raphael Rabello. Poucos anos depois, aprimorou sua técnica e abordagem musical e assumiu o bandolim de 10 cordas.
Aos 16 anos, em 2005, ele recebeu, o prêmio “Jovem Talento da Música de Brasília 2004/2005”, pelo grupo Soroptimista, por indicação do atual presidente do clube do choro, Reco do Bandolim. Vitor foi também Foi finalista do Prêmio Nabor Pires Camargo.
O bandolinista já se apresentou em diversas cidades do país, com diferentes trabalhos. Dividiu palco com grandes nomes da música, como Hamilton de Holanda. Abriu shows de nomes como Hermeto Pascoal e Eumir Deodato, e dividiu palco com Hamilton de Holanda. Hoje cursa o último semestre do curso de Licenciatura em Música, pela Universidade de Brasília (UNB).