Michel Toronaga
michel.toronaga@jornaldebrasilia.com.br
Foi-se o tempo em que animação era sinônimo de desenho para crianças. Ainda que seja uma das opções favoritas da plateia infantil na hora de ver tevê, o gênero tem chamado a atenção também de outras pessoas independentemente da idade. O Anima Mundi Itinerante Brasília, que acontece até domingo no Centro Cultural Banco do Brasil (Setor de Clubes Esportivos Sul), é uma prova desta diversidade de público.
Mais de 50 filmes selecionados em nove sessões serão exibidos gratuitamente. “A gente recebe de 1.300 a 1.500 filmes todos os anos e, pelos números, percebemos que grande parte não é infantil. É para adultos”, comenta Michelle Guimarães, coordenadora de produção do evento. “Procuramos atender todo mundo, com sessões infantis e para adultos, também”, explica.
Com classificações indicativas que variam de livres a não recomendado para menores de 14 anos, os filmes selecionados são de diversos países, como a premiada série britânica Shaun the Sheep. Serão exibidos oito episódios inéditos hoje, às 15h; amanhã; às 15h30; sexta-feira, às 17h30; sábado, às 13h; e domingo, com sessões realizadas às 13h30 e às 17h.
Diariamente o Anima Mundi também terá uma oficina de massinha gratuita. “A oficina funciona durante seis horas. Quem participar vai bolar uma historinha, um roteiro, modelar os personagens e filmar. Serve para dar um gostinho de fazer animação”, explica Michelle. Ela também avisa que a oficina tem entrada franca e a inscrição é por ordem de chegada.
Anima Mundi Itinerante Brasília 2011 – Mostra internacional de animação – Até domingo, no Centro Cultural Banco do Brasil. Entrada franca. A classificação indicativa é de acordo com o filme. A programação pode ser conferida no site Clica em Cinema: www.jornaldebrasilia.com.br/site/blogs/clicaemcinema. Mais informações: 3108-7618.
A produção franco-alemã Sonhos Roubados será exibida hoje, às 13h30, sexta, às 13h, e domingo, às 15h. É o único longa-metragem do Anima Mundi Brasília, com classificação livre. O filme mistura stop motion com outras técnicas.
Um dos destaques do evento é a Mostra Chilemonos (foto acima), com sete curtas-metragem recentes produzidos no Chile.
Os filmes serão exibidos hoje, às 17h30; amanhã, às 17h; e sexta, às 15h. Todas as sessões são de graça.