A Casa de Cultura Cavaleiro de Jorge, em parceria com a Fundação Darcy Ribeiro, promove, de 15 a 22 de dezembro de 2012, o Curso-Vivência com o povo indígena Krahô.
Durante 7 dias, os participantes terão oportunidade de vivenciar o cotidiano de uma autêntica aldeia indígena Krahô, aprendendo fundamentos da sua língua, artesanato, medicina, música, dança, pinturas corporais, comida e organização social.
O curso acontecerá no espaço da Aldeia Multiétnica em São Jorge (GO), na Chapada dos Veadeiros, e contará com orientação do indigenista Fernando Schiavini e do antropólogo Vítor Aratanha, que transmitirão aos participantes informações sobre política indigenista e antropologia. Outros profissionais serão convidados para palestras específicas.
A dinâmica do curso será direcionada para que o participante incorpore-se ao grupo Krahô através da nominação ritual da tribo, tornando-se um “Ipãntuw”.
Ipãntuw quer dizer “novo sobrinho”. É como o “Keti” – o “tio maior” – chama seu sobrinho, ao qual repassou um de seus nomes.
Ao se tornar um Ipãtuw, a pessoa herda toda a rede de parentesco de seu Keti, passando assim a possuir tios, tias, sobrinhos, mãe, pai, cunhados e toda a referência familiar relacionada. Essa rede perpassa por todas as aldeias Krahô. Assim, imediatamente um Ipantuw encontra seus parentes e é acolhido ao anunciar seu nome, em qualquer aldeia da etnia.
Desse modo, os participantes, além de conviverem diretamente com os Krahôs e aprenderem de forma estruturada os fundamentos de sua cultura, poderão visitar os Krahôs quando desejarem, em suas próprias aldeias.
As inscrições para o Curso-Vivência com o povo Krahô estão abertas até o dia 8 de dezembro. As inscrições devem ser feitas pelo link: http://www.cavaleirodejorge.com.br/vivencia.