Menu
Viva

Cartunista Caju faz pré-lançamento de livro e oficina de ilustrações para crianças

Arquivo Geral

10/07/2012 9h30

Andréia Castro
Especial para o Jornal de Brasília

 

 

Cores fortes e traços exagerados são a assinatura do cartunista maranhense Wilson Caju, que mostra nesta terça-feira (10) para os Wilson Cajualunos do 4° ano do Centro Educacional 2 do Cruzeiro Novo um pouco do seu universo de humor político retratado em charges para a imprensa maranhense.

 

Caju mostrará também um pouco do livro O Humor Gráfico no Maranhão – a ser lançado em breve em São Luís (MA) e que reúne uma pesquisa sobre a charge humorística na mídia daquele estado, nos séculos 19 e 20. Além de fazer referência aos grandes artistas nacionais como Millôr Fernandes, Ziraldo, entre outros.

 

Além do livro, publicado pela editora Edufma, Wilson Caju divulgará alguns trabalhos de sua autoria, como as caricaturas de Romário, Jô Soares, Michael Jackson, presidente Hugo Chavéz, José Saramago, presidente Obama, Zagallo, entre outros.

 

Caju é chargista de um jornal maranhanse há dez anos e seu trabalho é focado no humor político. Algumas de suas obras chegaram a ser expostas em Milão, na Itália, em 2007. No Brasil, teve seu trabalho exibido em exposições no Rio Grande do Sul, São Paulo e aqui na cidade, na Universidade de Brasília (UnB), em 1999.

 

CRIANÇAS
Chargista há 23 anos, Caju promete ensinar um Wilson Cajupouco do mundo dos cartuns, caricaturas e charges para os alunos do Cruzeiro Novo. Também vai explicar aos pequenos, como é o processo de criação de cada trabalho na redação.

 

“Será uma mini-oficina. Quero mostrar um pouquinho do meu trabalho e tentar explicar a diferença de cada arte”, explica o profissional sobre a dinâmica que será apresentada hoje.

 

Segundo ele, o livro – que contém 234 páginas – não será comercializado para o público, mas sim distribuído em universidades e bibliotecas que demonstrarem o interesse. “Depois do lançamento oficial no Maranhão e trarei alguns exemplares para serem doados à biblioteca da UnB”, completa Caju.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado