Menu
Viva

Cartazes raros de filmes estão em exposição na UnB

Arquivo Geral

09/12/2011 17h05

 

Foto: Emília Silberstein/UnB AgênciaEx-diretor do Cine Academia doou 31 pôsteres de grandes clássicos do cinema à Faculdade de Comunicação (FAC), da Universidade de Brasília (UnB).  Agora parte da história do cinema nacional, internacional e candango pode ser vista nas paredes da faculdade. Cartazes de filmes como Casablanca (1942), Eles não usam Black-tie (1981), La Dolce Vita (1960) e Oito e meio (1963), além de longas de diretores que passaram pela UnB, agora compõem um projeto da faculdade que pretende provocar reflexão sobre comunicação, publicidade, fotografia, jornalismo e artes. “Queremos valorizar o espaço da nossa faculdade e que as pessoas sintam o clima à sua volta”, afirmou Marcelo Feijó, professor da FAC. 

 

Os cartazes foram doados há cerca de três meses pelo diplomata Marco Farani, diretor da Agência Brasileira de Cooperação. Cinéfilo, ele comprou cartazes em vários países do mundo e também guardou a coleção do Cine Academia, que pertencia á sua família e foi incendiado em maio de 2010. Ele lembrou que, desde que o cinema pegou fogo, faltam espaços culturais de qualidade em Brasília. “O Cine Academia tinha uma vida, um encantamento. Aqui na FAC, parte dele continuará vivo. Espero que o material sirva de inspiração para futuros diretores, atores e empresários do mundo do cinema”, disse.

 

Antes de serem expostos, os cartazes passaram por um processo de restauração e higienização, seguindo normas de conservação. A maioria dos pôsteres são originais e muitos possuem dedicatórias dos autores. “Eles têm um valor histórico muito grande. Como são raros, precisam ficar muito bem guardados”, afirma a professora Tânia Montoro. 

 

“Vamos cuidar muito bem do acervo”, disse o diretor da FAC, David Renault. Ele destacou que a FAC é um local marcado pelo papel que exerceu na construção do cinema nacional a partir dos anos 1960. Cineastas consagrados como Nelson Pereira dos Santos, Vladimir Carvalho e Paulo Emílio Salles Gomes já deram aulas na faculdade.

 

Fonte: UnB Agência

 

 

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado