Camila Maxi
camila.maxi@jornaldebrasilia.com.br
Levando batidas, tons, rimas e batuques a diversos lugares do Distrito Federal, o projeto itinerante Brasília de Todos os Cantos circula com artistas locais, promovendo a interação entre grupos de vários ritmos. A quarta edição do evento acontece amanhã e domingo, na Feira Central de Ceilândia.
Em parceria com o Fundo de Apoio à Cultura (FAC), seis bandas participam do circuito este ano. Além de atrações locais, que são selecionadas em cada região por meio de editais promovidos pelo evento, há também a feira de artesanato e um espaço para a criançada brincar. “É muito bom sentir que você faz parte da comunidade, mesmo que por um breve período. Essa interação sempre nos deixa boas lembranças”, comenta a produtora do evento, Thais Kuri.
Ela conta que o projeto nasceu da reunião de algumas bandas para gravar um disco independente, que leva o mesmo nome do projeto. Para o lançamento do álbum, os organizadores realizaram um evento em Planaltina, que acabou se tornando a primeira cidade a receber o festival.
Turma eclética
Os ritmos regionais ficam a cargo de Ciclone na Muringa. O grupo inova trazendo o calor do maracatu, passando pelo samba, baião e o funk. O músico Ciclone destaca a participação ativa do público. “O pessoal ficou para nos prestigiar até quando choveu em uma das edições. O povo se reúne para ver o que as cidades podem oferecer”, diz.
A banda Vassoura Elétrica tem 13 anos de estrada e também participa do projeto. O quinteto trabalha com canções autorais, misturando rock e blues. O vocalista Waderson Alves explica a relevância do projeto: “Além de dar espaço para artistas da capital, a iniciativa é uma boa oportunidade para apresentação de novos talentos. Essa diversidade dá uma forte conotação artística”.
Programação:
Amanhã
Lene Matos
Gérson de Veras
Vassoura Elétrica
Ciclone na Muringa
Casacasta
Domingo
Henrique Silva
Alínea 11
Beladita Maldona
Jazahu
Serviço:
Brasília de Todos os Cantos – Amanhã, a partir das 17h. Domingo, às 16h. Na Feira Central (Ceilândia Centro). Entrada franca. Informações: 8154-3073 e 8490-3179. Classificação livre.
Varjão e Santa Maria são as próximas cidades a receber o projeto musical.