A canção Não Deixa o Samba Morrer, dos compositores Edson Conceição e Aloísio Silva, ficou imortalizada na voz de Alcione. E se depender da artista Joyce Cândido, o gênero genuinamente brasileiro está longe de acabar. Com dois discos lançados, o primeiro, Panapaná, foi gravado em 2006. Já o segundo, O Bom e Velho Samba Novo, só foi possível graças a ajuda do grande Chico Buarque, que reconheceu o talento da cantora e a indicou para a gravadora em que lançou o álbum. Agora, o segundo trabalho de Joyce Cândido também ganha uma versão homônima em DVD.
Joyce, nascida no interior de São Paulo e com 31 anos de idade, convidou para a gravação do DVD artistas consagrados do samba e compositores ainda desconhecidos. “É preciso ter esse resgate e acrescentar músicas novas”, explica. Das 11 músicas presentes no álbum O Bom e Velho Samba Novo, a cantora escolheu oito e acrescentou mais 12 para compor o primeiro DVD da carreira.
Dentre perólas presentes no DVD estão clássicos como Corra e Olhe o Céu, de Cartola; Joia Rara, escrita com o compositor Guilherme Sá; e a autoral Pôr do Sol, que surgiu após a artista se mudar para o Rio de Janeiro. “Me convidaram pra assistir ao pôr do sol no Arpoador. A praia inteira aplaude e a música é sobre isso”, conta. Além das parcerias de João Bosco, em O Rancho da Goiabada; Toninho Geraes, na faixa Giramundo; Cê Pó Pará, com Carlinhos de Jesus; e Elza Soares, em Espumas ao Vento.
Carreira
A cantora morou por três anos em Nova York e lá estudou canto, dança e teatro. Durante a temporada no Estados Unidos, Joyce cantava outro ritmos além do samba. “Me apresentava com banda e tocava baião, como as músicas de Luiz Gonzaga. Também a bossa nova, que o americanos conhecem. Foi um periodo muito bom”, diz.
Morando por três anos em terras norte-americanas, a artista recebeu o prêmio de Melhor Cantora Brasileira no Estados Unidos, pelo Brazilian International Press Awards. “Querem lançar o CD ao vivo do show, com mais três músicas inéditas, em parceria com Roberto Pontes, Paulinho Moska e Zé Ricardo”, antecipa Joyce.
Serviço
O Bom e Velho Samba Novo
Artista: Joyce Cândido
Faixas: 11
Gravadora: Warner Music
Preço médio: R$ 19,90