Menu
Viva

Câmara lança campanha de preservação de obras de arte

Arquivo Geral

24/08/2012 15h37

A Câmara lançou nesta semana uma campanha de preservação dos bens culturais da Casa, formados por pinturas, painéis, esculturas, móveis, livros raros, fotografias, documentos históricos e pela própria arquitetura do Palácio do Congresso. As obras, muitas de artistas renomados, estão espalhadas por todo o edifício. Somente as peças do acervo de museu, como quadros e objetos, somam cerca de 1,4 mil peças, que muitas vezes passam despercebidas por quem circula diariamente pelos corredores da Casa.

 

Agora, a Coordenação de Preservação de Bens Culturais (Cobec), juntamente com outros órgãos, quer conscientizar servidores efetivos, secretários parlamentares, funcionários terceirizados e visitantes da importância de cuidar desse material. Uma pesquisa feita pela Cobec com 400 entrevistados, entre abril e maio deste ano, constatou que 70% deles não reconheciam o patrimônio cultural da Câmara.

 

“Esse desconhecimento leva a problemas no manuseio, na limpeza e no transporte dos objetos. Todos são responsáveis pela conservação”, ressaltou a chefe do Serviço de Preservação, Juçara Farias.

 

Até o fim do ano, será realizada uma série de palestras educativas para os servidores. Também serão distribuídas cartilhas informativas para funcionários e visitantes, que totalizam mais de 200 mil por ano.

 

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado