Menu
Viva

Caleidoscópio bonequeiro

Arquivo Geral

14/08/2013 9h00

Boneco não é coisa apenas de criança. A arte milenar de dar vida a seres feitos pelas mãos dos homens, coleciona admiradores em todos os cantos do mundo. Esse mundo de fantasia invade a capital, de hoje a domingo, na 10ª edição do Sesi Bonecos do Mundo, no Museu Nacional da República (Eixo Monumental).

 

Sediado pela terceira vez em Brasília, o festival traz 13 atrações inéditas, com profissionais brasileiros e estrangeiros. O grupo Pato Fu é a atração musical. Os mineiros se apresentam com o show Música para Brinquedo, ao lado da companhia de bonecos Giramundo, no sábado, às 20h30. Em seu nono álbum, a banda de Fernanda Takai inovou ao selecionar clássicos da música brasileira, em novas versões com instrumentos musicais infantis.

 

“Os espetáculos envolvem diversas técnicas, há também várias linguagens que dialogam com os bonecos”, explica a curadora do evento, Lina Rosa.

 

Os tamanhos são os mais diversos, desde pequeninos da estatura de um dedo polegar a gigantes com metros de altura. Existem também os que são de madeira, outros que tomaram forma a partir de materiais encontrados no lixo, de pano, e por aí vai. “Envolve todo um mistério. Há uma alma por trás do boneco, o que leva as pessoas a acreditarem que ele está vivo”, destaca Lina.

 

Estrangeiro

 

No sábado, tem sessão dupla da montagem internacional A História de Dallae, da cia. coreana Art Stage San. Utilizando-se de fantoches, a peça mostra uma família que sofre com as consequências da guerra. “É um espetáculo delicado, e explora a estética oriental de forma especial”, afirma Lina. 

 

Realismo

 

O grupo paulista Sobrevento também se apresenta neste sábado, às 17h. A companhia, que é a única no País a trabalhar com a técnica da luva chinesa, onde os fantoches ganham movimentos realistas, apresentam a montagem Cadê Meu Herói?. Montado em 1998, “o espetáculo foi feito para surpreender as crianças, e o público que acha que está grande demais para ver bonecos”, comenta o artista Luiz André Cherubini, que faz parte do grupo.

 

O cenário tem um castelo de quatro metros e meio de altura e diversos efeitos de iluminação e fumaça. “As pessoas ouvem com atenção cada palavra que dizemos, e se envolvem a fundo”, conta Luiz.

 

Programação

 

Hoje

19h e 21h  – Metamorfoses, com TENJ (Rússia)

 

Amanhã

19h e 21h  – Aventuras de Alice no País das Maravilhas, com Giramundo (MG)

 

Sexta

19h e 21h  – A História de Dallae, com Art Stage San (Coreia)

 

Sesi Bonecos do Mundo

 

Até sexta, no teatro do Museu Nacional da República (Eixo Monumental), às 19h e às 21h. Sábado e domingo, na área externa do museu. Entrada franca. Informações: 3325-5220. A classificação indicativa varia de acordo com o espetáculo.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado