Menu
Viva

Caixa Cultural abre a exposição "1968 Tempos Incômodos" do fotógrafo alemão Michael Ruetz

Arquivo Geral

12/12/2012 16h09

Foto:Michael Ruetz/Divulgação

A Caixa Cultural abre a exposição “1968 Tempos Incômodos”, do fotógrafo alemão Michael Ruetz. A mostra, trazida pelo Goethe Zentrum Brasília e Embaixada da Alemanha traz 43 fotografias em preto e branco de um dos mais importantes fotógrafos da década de 60 na Alemanha, e contempla registros da vida oficial e privada da República Democrática Alemã – RDA. A exposição tem como curadora a professora da UnB, Cláudia Sanz.

 

A mostra não se limita apenas a documentar a dinâmica do movimento político de 68, mas é concebida como um diário fotográfico que contempla o período a partir da greve na Universidade de Berlim, em 22 de junho de 1966, até os acontecimentos do final de maio de 1975. As imagens mostram um mundo que despertava e se movia a um clima de liberação e emancipação, contemplando também fotografias tiradas na Grécia, em Roma, em Angola e no Chile.

 

Ruetz disse repetidas vezes que “1968 foi um estado de ânimo e que transitavaentre o regozijo e a depressão”. O alemão registrou situações históricas em imagens de efeito atemporal, além de capturar imagens do cotidiano. As fotos se transformaram em ícones de uma forma de vida perdida, em um período que a válvula de escape se traduzia em lutas de rua, manifestações e iniciativas artísticas e políticas. O diário mostra os líderes políticos e culturais de Willy Brandt a Joseph Beuys, bem como as linhas divisórias entre a ditadura e o desenvolvimento democrático: em Berlim Oriental e Ocidental, em Portugal, no Chile, na Grécia e na África do Sul.

 

Serviço 

Data: 05 de dezembro de 2012 a 27 de janeiro de 2013

Hora: Terça a domingo, das 9h às 21h.

Local: Caixa Cultural – SBS – Quadra 4, lote 3/4

Ingressos

Entrada Franca.

Mais Informações

Telefone: (61) 3206-9448

Classificação: Livre

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado