
O espaço é para exibir cinema, mas o que se vê é uma novela. Orçada em R$ 3,591 milhões, a obra da restauração do Cine Brasília, que teve início no começo do ano passado, obteve um aumento de mais de R$ 175 mil.
Quem sofre com isso são os contribuintes e cinéfilos da cidade, órfãos de locais para o deleite da sétima arte. O diretor de Audiovisual da Secretaria de Cultura, Sérgio Fidalgo, conta que ainda não há uma data para a inauguração do prédio. “O Cine Brasília estará pronto para o Festival de Brasília do Cinema Brasileiro”, afirma. “Nossa expectativa é de que a obra estrutural seja entregue em julho. E agosto será dedicado aos retoques e instalações de cadeiras e projetores”, prevê.
Testes
“É possível que haja testes antecedentes ao festival para saber como tudo irá ficar”, diz. Ainda sobre o assunto, ele avisa que estão trabalhando em uma programação para o local após a realização do festival.
Restauração
Embora se estenda a demora para ter mais um espaço de cinema ativo, as melhorias prometem agradar o público. Com o objetivo de modernizar o lugar, a obra realizada pela Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil (Novacap) conta com a troca de equipamentos, mobiliário e poltronas, parte elétrica e hidráulica e adaptação do espaço para acessibilidade de portadores de necessidades especiais.
A Novacap justifica que o período de reforma foi prorrogado por se tratar de uma restauração: “A instituição fará uma modernização sem ofender a obra tombada”, disse nota.
Prédio histórico com tecnologia ultrapassada
Em Brasília, qualquer edifício com 50 anos de idade é um patrimônio histórico. O Cine Brasília é uma obra antiga e nos deparamos com uma tecnologia ultrapassada”, lamenta o Subsecretário de Patrimônio Histórico, Artístico e Cultural da Secretaria de Cultura, José Delvinei.
A tela do Cine Brasília permanecerá do mesmo tamanho: 14 x 6,3m. A boa nova é que será substituída por uma plana. Também serão instalados projetores 4K, que permitem a exibição de produções em 3D.
As instalações sonoras devem ser substituídas. O ar condicionado foi trocado por aparelhos mais modernos. Já a fachada será reformada respeitando o padrão original.
Mudanças
Também haverá uma troca de funcionários. Os servidores de carreira serão remanejados para outras áreas, para que outros empregados sejam responsáveis por áreas como bilheteria e segurança.
Para concluir a obra ainda faltam itens como calçada externa, colocação do carpete, vidros e espelhos, bomba de recalque do reservatório, plataforma de cadeirante e acessórios dos banheiros.