Menu
Viva

Brasília recebe seminário e exposição sobre vida de herói irlandês

Arquivo Geral

11/03/2016 11h00

A Embaixada da Irlanda realiza na próxima quinta (17), às 9h, no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), o seminário Roger Casement e os Direitos Humanos no Brasil – De Diplomata à Revolucionário, que marca a abertura da exposição O Diário da Amazônia de Roger Casement, sobre a vida e o legado político, social e cultural de Roger Casement. A exposição acontece entre os dias 17 e 30 de março, na área externa do jardim. A entrada é franca.

Diplomata britânico, Casement se tornou nacionalista irlandês e foi executado em Londres, em 1916, depois da rebelião na Irlanda ocorrida no mesmo ano contra o governo inglês. Em 2016, o governo irlandês comemora o centenário da rebelião com eventos na Irlanda e em países ao redor do mundo com ligação particular entre os líderes.

Casement no Brasil

Casement morou no Brasil entre 1906 e 1913, e trabalhou aqui como cônsul britânico em Santos, Belém do Pará e Rio de Janeiro. O seminário e a exposição sobre o diplomata estão entre os principais eventos comemorativos do centenário da rebelião de 1916 fora da Irlanda.

O foco do seminário e da exposição será o trabalho humanitário de Casement em prol dos direitos humanos dos povos indígenas explorados na indústria do látex na Amazônia. Outro tema abordado é o impacto da atuação do irlandês na luta pelo reconhecimento dos direitos humanos em geral. A exposição vai traçar sua evolução de diplomata para revolucionário e consiste em 10 painéis.

Greening

Para comemorar a data nacional da Irlanda, o dia de São Patrício, a embaixada vai promover o Greening, que consiste em iluminar de verde, cor nacional da Irlanda, os prédios da Catedral Metropolitana de Brasília, nos dias 16 e 17, e o CCBB de 16 a 30 de março. A campanha tem por objetivo valorizar as relações diplomáticas do Brasil e da Irlanda, e dar mais visibilidade à Irlanda em todo o território brasileiro.

Além dos prédios iluminados em Brasília, também serão iluminados de verde o Cristo Redentor, no Rio de janeiro, o Teatro Amazonas, de Manaus, e o elevador Lacerda, em Salvador.

Seviço

Seminário de abertura da exposição sobre a vida de Roger Casement e Centenário de 1916

Data: 17 de março

Hora:  das 9h às 17h 

Local: Teatro I do CCBB Brasília

Entrada franca 

Classificação indicativa 12 ANOS

Exposição

Data: De 17 a 30 de março

Hora: 9h ás 21h

Local: CCBB Brasília – Área externa do jardim, à direita da entrada do Teatro I

Entrada Franca

Programação 

9h – Abertura pelo Embaixador Glynn, incluindo a abertura da exposição de Casement “O Diário da Amazônia de Roger Casement”;

9h15 – Palestrante Susan Casement: “Casement e sua família”;

9h30 – Palestrante Sr. Angus Mitchell, “O Enigma de Roger Casement” – Uma apresentação geral sobre a vida e o legado de Roger Casement, com ênfase na sua importância para o Brasil;

10h15 – Painel de discussão sobre o legado de Casement e a influência da Era da Borracha, dirigido pelo jornalista do The Irish Times, Sr. Tom Hennigan, com a presença de intelectuais brasileiros: Guilherme Assis de Almeida e Aurélio Michiles. A sessão começará com uma palestra proferida pelo Sr. Guilherme Assis de Almeida sobre “Roger Casement e Direitos Humanos”;

11h45 – Palestrante Sr. Luke Gibbons: “Roger Casement e James Joyce”;

12h45 – Pausa para almoço;

14h – Palestrante Sr. Carlos Páramo: “Enigma e variações: Os mitos da vida de Roger Casement”;

15h – Laura Izarra, Mariana Bolfarine: Discussão – Por que ler o Diário da Amazônia de Roger Casement;

16h – Palestrante Jane Ohlmeyer: “A Revolução de 1916: Contextos e Consequências”

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado