O Arte e Estética é a produção mais ousada e também a mais premiada do Mosaico. Como forma de reverenciar o trabalho do ator, o projeto exibe, a cada ano, uma mostra teatral direcionada para a pesquisa de novas linguagens cênicas, com foco na atuação como elemento principal da cena. A mostra, oferecida gratuitamente, conta com a participação de grupos locais, nacionais e internacionais.
Nas duas edições anteriores o projeto trouxe 12 grupos/artistas locais e nacionais, que realizaram 30 apresentações. Dentre os espetáculos apresentados podemos destacar o ‘Casa de Ferro’ (BA), de e com Mauricio Assunção, ganhador
de diversos prêmios nacionais; ‘Comunicação a Uma Academia’ (SP), com Juliana Galdino, indicada ao prêmio Shell de melhor atriz e ‘O Doido’ (SP), com Elias Andreatto, também indicado ao prêmio Shell na categoria melhor ator.
Neste ano, o Arte e Estética chega à sua terceira edição e exibe sete espetáculos que acontecem de 1 a 30 de junho. Ampliando ainda mais o campo de pesquisa, apresenta, pela primeira vez, grupos internacionais, como é o caso da argentina Julieta Zarza que vai apresentar o seu Mini Cabaré Tanguero, além do grupo Teatro Brujo, que conta com a equatoriana Mabel Petroff e com o mexicano Bruno Castillo no elenco da peça ARS Erótika.