
Principal mostra de decoração do Distrito Federal e uma das mais influentes do País, a Casa Cor Brasília 2012, acontece de 29 de setembro a 06 de novembro, na QI 19 do Lago Sul (chácaras 02 a 07). Seguindo a tradição de sempre inovar a mostra, que completa 21 anos de realização na cidade, se consolida como o evento em que as tendências se materializam em ambientes reais e, principalmente, funcionais. Para esta edição, cinco mil metros de área construída em um terreno de 24 mil metros quadrados e 43 ambientes assinados por renomados profissionais da arquitetura, do design de interiores e do paisagismo retratam os mais diversos ambientes: adega, academia de ginástica, espaços gastronômicos, comerciais e institucionais, escritórios e lojas, além de diversas maneiras de morar. De um loft ou estúdio, a uma ampla residência em diversos estilos.
A mostra de 2012 tem como tema “Moda. Estilo. Tecnologia.” e retrata o universo fashion que se faz cada vez mais presente nos projetos de decoração, reforçando o novo momento da economia brasileira e do mercado de arquitetura e decoração, afinal, a moda está cada vez mais presente no dia a dia das pessoas. Estampas, materiais, texturas e cores que servem de referência para os estilistas estão sendo rapidamente absorvidos e ganham novas interpretações nos projetos de arquitetura, design de interiores e nos itens de construção.
A Grã-Bretanha é um dos principais polos de criação do mundo, com designers e artistas reconhecidos por trabalhos ousados e inovadores. A presença britânica no Casa Cor Brasília 2012 faz parte do calendário da Temporada UKBrasil, que começou em setembro deste ano e vai até março de 2013, mostrando o melhor da Inglaterra, Irlanda do Norte, Escócia e País de Gales em vários eventos em todo o Brasil. A Temporada faz parte da campanha GREAT, que aproveita a oportunidade dos Jogos Olímpicos de Londres para promover o talento britânico nas áreas de ciência, educação, tecnologia e cultura. A campanha é um convite a dar um novo olhar em tudo o que o Reino Unido tem a oferecer.
Entre as muitas novidades da edição deste ano, a inclusão da mostra no calendário oficial de eventos do Distrito Federal e a presença da Embaixada do Reino Unido. O Reino Unido é a inspiração de dois ambientes. O melhor da arquitetura e do design estarão presentes num pavilhão tipicamente britânico, que foi patrocinado pela Embaixada do Reino Unido como parte da temporada UKBrasil. No Pavilhão, os visitantes poderão conferir uma exposição de fotos que reúne construções premiadas do Royal Institute of British Architects (RIBA) e aproveitar a programação audiovisual que trará clipes e filmagens sobre edifícios ecológicos das Olimpíadas de Londres 2012, o percurso da Tocha Olímpica, a visita do principe Harry ao Brasil, e depoimentos de artistas britânicos como Victoria Beckham, Jessie J e Florence Welch, da banda Florence the Machine. O outro espaço foi idealizado pelo arquiteto brasileiro Christian Blum, que apresentará toda tradição e modernidade britânicas num quarto projetado para um jovem estudante universitário.
Ingressos:R$ 36,00 – inteira e R$ 18,00 – meia (de terça-feira a quinta-feira),R$ 40,00 – inteira e R$ 20,00 – meia (sábados, domingos e feriados)Passaporte: R$ 90,00, Horários da Bilheteria: de terça-feira a sexta-feira (das 15h às 22h). Sábados, domingos e feriados (das 12h às22h). Classificação livre. Informações:(61)3248-6902.
Gastronomia – Atrações gastronômicas também terão destaque nesta edição da Casa Cor Brasília. A cinqüentenária Cristallo, famosa pelos panetones e doces sofisticados, que desde 1953 recheia a vida dos paulistanos com os panines, vol-au-vents, tortas, sonhos e mini bombas com creme de chocolate, avelã, baunilha, chantily e o tradicional Licor Baileys; a Joaquina Gourmet, que retorna para esta edição após o sucesso conquistado no ano passado, e o Respeitável Burger, famosa casa comandada pelo renomado chef Dudu Camargo. O restaurante Versão Tupiniquim, idealizado pela chef Fabiana Pinheiro, é o restaurante oficial deste ano. Os visitantes encontrarão um ambiente contemporâneo, com pratos modernos e inusitados, que interpretam hábitos e sabores nacionais por meio de técnicas da cozinha internacional.
Tecnologia e Sustentabilidade – A edição 2012 da Casa Cor Brasília confirma o uso da tecnologia na rotina das pessoas para trazer conforto, economizar tempo e ainda colocar a casa em sintonia com o meio ambiente por meio de soluções sustentáveis. Ambientes automatizados comandados por Ipad, iluminações a base de LED, leitor biométrico de impressão digital (para acesso da mostra) e uma tendência obrigatória: sustentabilidade. O tópico sustentabilidade, já incorporado nas últimas edições da marca CASA COR no País, é recorrente na edição brasiliense que promove a inclusão, de forma prática e didática, de itens que deverão ser observados pelos profissionais na concepção, implantação, exposição e desmontagem dos ambientes e o incentivo à reutilização de entulho de obra em projetos de arquitetura. Os resíduos sólidos gerados com a montagem e desmontagem da Casa Cor é uma das principais preocupações das empresárias responsáveis pela mostra.
Este ano a Casa Cor Brasília 2012 e o Governo do Distrito Federal (GDF) se uniram para realizar o gerenciamento das toneladas de cimento, ferro, madeira, papel, papelão, plástico e materiais tóxicos como gesso e tinta. Sentenciados da Penitenciária do Gama e integrantes da Central de Reciclagem do Varjão (CRV) participaram dos trabalhos de coleta e seleção O projeto que integra o Programa de Gestão Sustentável dos Resíduos Sólidos na Casa Cor Brasília foi coordenado pela diretora da mostra, Sheila de Podestá, e o engenheiro civil Rodolfo Brito, analista de sistemas de saneamento do Comitê Intersetorial de Resíduos, coordenado pela Casa Civil do GDF.Os resíduos, após separação e classificação, tiveram dois destinos: a Central de Reciclagem do Varjão (no caso de papelão, plásticos, papel, metal e madeira) e a pavimentação de vias.
Números – São 43 ambientes, 64 profissionais participantes e área construída de 5 mil m² em um terreno de 24 mil m². A edição passada registrou 40 mil visitantes. Para 201, a expectativa é de público maior para os 39 dias da mostra. Cerca de mil pessoas estão envolvidas direta ou indiretamente com a Casa Cor Brasília 2011, cujos trabalhos para escolha de local de realização e seleção de profissionais participantes, montagem e desmontagem consumiram cerca de sete meses. Profissionais de Goiás e Tocantins, além do DF, emprestam os seus talentos nesta edição.
Special Sale – Uma das grandes expectativas do público que visita os eventos com a marca Casa Cor Brasília é de poder levar para casa – na hora – parcial ou totalmente os objetos e acessórios dos ambientes de “seus sonhos”. E a edição 2012, realiza nos dias 05 e 06/11, os dois últimos dias da mostra, a quarta edição do Special Sale, onde tudo pode ser adquirido a preços convidativos. O princípio é que todos os produtos vendáveis, disponíveis em Casa Cor Brasília incluindo mobiliário, objetos, obras de arte, gravuras, esculturas, eletroeletrônicos, equipamentos, acessórios e produtos diversos, exceto automóveis, alimentação em restaurantes/ bares/cafés, sejam comercializados com descontos entre 30% e 50%.
Sobre a marca CASA CORA criação da mostra surgiu quando a brasileira Yolanda Figueiredo e a argentina Angélica Rueda, durante uma viagem a Buenos Aires, se encontraram com seus amigos Javier Campos Malbrán e Ernesto Del Castilho, que fizeram a proposta de organizar um evento de decoração no Brasil. CASA COR teve início no Brasil em 1987, com a realização da primeira edição em uma residência, no bairro do Jardim Europa, em São Paulo. Na ocasião, 22 ambientes foram decorados por 25 profissionais e visitados por 7 mil pessoas. A partir daí, CASA COR não parou mais de crescer e se tornou referência nacional e internacional de bom gosto, influenciando formadores de opinião e agregando valor às marcas as quais se associa.
A CASA COR é hoje reconhecida como a maior mostra de arquitetura e decoração das Américas, o segundo maior evento do mundo. Em 2011, mais de 620 mil pessoas visitaram CASA COR no Brasil e na América Latina. Os eventos CASA COR contam sempre com o apoio das prefeituras e governos locais e já se tornaram oficiais nos calendários das cidades onde estão presentes movimentando o mercado e proporcionando oportunidades para empresas e profissionais. No total são 23 eventos realizados pela CASA COR, cumprindo um calendário de janeiro à dezembro.

Atualmente, a CASA COR possui 22 franquias, sendo 18 nacionais (Amazonas, Bahia, Brasília, Campinas, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais,Pará, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul e Santa Catarina) e quatro internacionais: Chile, Panamá, Peru e Punta del Este.