Motociclistas do Brasil todo têm destino certo esta semana. Responsável por reunir os aficionados por motos, o 11º Brasília Motocapital acontece de hoje a domingo, no Parque de Exposições Granja do Torto. Para o organizador Marcos Purtinho, o evento, que tem entrada franca, é o terceiro maior encontro de motociclistas do mundo.
A atração chega a movimentar o turismo em Brasília, sendo reconhecida com o prêmio Upis de turismo como melhor evento da cidade na categoria voto popular. “Umas das importâncias da cerimônia é trazer o turista ao coração do País. O local vira uma cidade”, revela Marcos.
O que ajuda o encontro a ser um sucesso não é somente a paixão dos motociclistas, mas também a topografia da capital. “A localização ajuda os participantes a se locomoverem com mais facilidade”, declara.
Empolgação
Música é uma coisa que não vai falta. Ao ouvir o nome Brasília Motocapital, os integrantes da banda Matanza mudam o tom: “Estamos falando do maior evento de motociclismo da América Latina. Só por ser dessa magnitude já seria muito importante para gente. Juntando a isso o fato de já termos tocado em eventos de diversos motoclubes pelo Brasil, ficamos mais amarradões”, comenta o baterista Jonas.
O empresário Márcio Lombardi, 52, do grupo Motos Clássicas, tem fascínio pelos veículos de duas rodas desde os oito anos. Ele é presença garantida no evento. “O bom é ver todas as tribos reunidas e também ver gerações de pessoas apaixonadas”. Bruno Nunes, 39, também conhecido como Baoba, presidente do motoclube Old Skull, destaca: “É o nosso Carnaval, é o momento que temos para conhecer outros motociclistas”.
Com música e muita segurança
A programação musical do Brasília Motocapital conta com a presença de 28 grupos locais e quatro nacionais. Passo Largo, Matanza, A Banda do Velho Jack, Os Credenciados e a banda Blitz, que toca neste sábado, são algumas das atrações. Covers de Jethro Tull, Jimi Hendrix, U2 e Janis Joplin também vão subir ao palco.
Haverá a conveniência Empório Português, que pretende funcionar 24 horas, além de 90 lojinhas com acessórios para motos e motociclistas, praça de alimentação, bar temático, boate, museu de motos clássicas, brinquedoteca, apresentações de luta livre e globo da morte. Como tradição, o encontro também será palco para a celebração de casamentos.
Números
Em 2013, o evento chegou a receber 396 mil pessoas e 50 mil motos, sendo que 20% deste número corresponde aos turistas estrangeiros. Os motociclistas declaram que ansiedade define o principal sentimento nos momentos antes do festival. O que empolga é poder reunir o que eles chamam de “irmandade”. Nesta edição, os realizadores pretendem atingir a marca de 420 mil pessoas e 90 mil motos.
Infinito Moto Bando, 53, ou “Pato”, é dono de uma motocicleta Harley Davison. Ele acredita que o evento é um programa de família e que ainda existe o preconceito diante da figura dos motociclistas por causa do esteriótipo de delinquente. Segundo ele, a atração tem um foco totalmente diferente, tranquilo.
Cerca de 300 seguranças trabalharão no local, além do apoio da Polícia Civil, Militar e o Detran. “Em dez anos de encontro nunca houve qualquer ocorrência de violência ou furto”, diz Pato. Ainda falando de segurança, a Polícia Rodoviária Federal vai ministrar palestras sobre boa conduta na estrada.
Programação
11º Brasília Motocapital – De hoje a domingo. No Parque de Exposições da Granja do Torto. Entrada franca. Informações: 3248-6802. Programação completa em brasiliamotocapital.com.br. Não recomendado para menores de 18 anos.
HOJE
18h15 – Passo Largo
19h30 – Zé Total
21h – Globo da Morte
21h15 – Os Credenciados
23h – O Bando do Velho Jack
AMANHÃ
18h30 – Banda Baez
20h15 – Aroldinho Matos
21h – Globo da Morte
22h – Creedence Tribute
23h45 – Banda Quinta Essência
SEXTA
18h – Banda Língua Preta
19h45 – Banda The Memories
21h20 – Globo da Morte
21h30 – U2 One
22h – Luta Livre
23h15 – Banda Ligação Direta
01h15 – Matanza
03h – Banda Ummaghumma
SÁBADO
18h – Globo da Morte
18h – Banda Livre Abítrio
19h45 – Brasília Blues Band
20h – Globo da Morte
21h45 – Elvis Band Brasil
22h – Globo da Morte
22h30 – Luta Livre
00h – Banda Blitz
01h45 – Banda Os Dinamites