Michel Toronaga
michel.toronaga@jornaldebrasilia.com.br
O Parque de Exposições Granja do Torto tem previsão de receber 250 mil pessoas do Brasil e de fora do País a partir desta quarta-feira, quando começa a oitava edição do Brasília Moto Capital. O evento celebra o Dia Nacional do Motociclista – comemorado nesta quarta – e segue até domingo com diversas atividades. Um dos objetivos deste ano é reviver o espírito de Woodstock, famoso festival de música que aconteceu em 1969, nos Estados Unidos.
Trinta bandas de rock e blues subirão no palco nos cinco dias de programação. “São atrações de motociclistas para motociclistas. A banda Ligação Direta, por exemplo, é de Brasília e tem três CDs lançados. As músicas falam de estrada e de moto. Outra é a Caça Níqueis, de São Paulo, formada por motociclistas”, cita Guilherme Rodrigues, que é um dos coordenadores do Brasília Moto Capital.
The Fevers, Marcelo Nova – ex-Camisa de Vênus e parceiro de rock de Raul Seixas – também se apresentarão este ano, assim como Celso Blues Boy, considerado o rei do blues no Brasil.
Além da música, globo da morte, cursos e passeios turísticos são outras opções programadas. Quem não tem moto também é bem-vindo, sendo que o acesso de automóveis será restrito. “É um evento familiar. Inclusive teremos brinquedoteca e pula-pula para as crianças. Vai ter lojas de todas as partes do Brasil com roupas de couro e outros artigos”, adianta Guilherme.
Cultura sob duas rodas
Cantar pneu ou fazer manobras radicais ou perigosas não fazem parte do manual de boa conduta dos motociclistas. Em tempo, existe uma diferença entre motociclista e motoqueiro. “Motociclista é quem tem a moto como estilo de vida. Não é quem pega uma moto e sai correndo. E também não é um hobby. É quem vive o motociclismo 24 horas, vai para encontros e participa de algum motoclube”, define Rodrigues.
Ele defende a campanha chamada Zoeira Tô Fora, que é voltada especialmente para a defesa desse comportamento pacífico e civilizado no trânsito. “Nunca tivemos uma briga no Moto Capital. As pessoas vêm para conversar e comemorar“.
E o público não é apenas de Brasília. Na área de camping, com capacidade para aproximadamente cinco mil barracas, pessoas de todo o País acampam para celebrar a vida sob duas rodas. “Tem um pessoal de Belo Horizonte, Rio, São Paulo, Espírito Santo, Pará e Maranhão. Tem gente até de Manaus, Rondônia, Acre, Uruguai e Argentina. E todos viajaram de moto!”, encerra.
VIII Brasília Moto Capital – A partir desta quarta-feira até domingo, no Parque de Exposições Granja do Torto. Entrada franca para motociclistas. Acompanhantes e garupa ingressos a R$ 5. Pedestres, R$ 10. Informações: 3321-0162. Classificação livre.