O ano de 2012 foi marcado por homenagens ao Rei do Baião, Luiz Gonzaga. Com uma trajetória semelhante à de milhares de nordestinos que saíram de casa em busca de uma vida melhor, Gonzaga foi o responsável pela divulgação do baião, xote e xaxado mundo afora.
O pernambucano de Exu cantou a vida do nordeste. Temas como seca, religiosidade, alegria e dor são centrais em suas músicas sempre cheias de emoção. Se estivesse vivo, ele faria 100 anos no próximo dia 13 e, não por acaso, de acordo com a Lei nº 11.176 sancionada pelo ex-presidente Lula, desde 2005, esse também é o Dia Nacional do Forró.
E para comemorar as duas datas, Júnior Ferreira, Marcos Farias, Sivuquinha, Dona Gracinha, Vavá Gomes, Dadá Nunes, Nivaldo do Acordeom, Sabrina Vasconcelos, Regi Lordelo, André Togni, Cacai Nunes e a Orquestra Popular Marafreboi vão transformar a Rodoviária do Plano Piloto em um grande palco para celebrar o Dia Nacional do Forró e o Centenário de um dos maiores ícones da cultura popular brasileira.
Para Sara Loiola, idealizadora do projeto, essa é uma data para ser festejada com o povo. “A ideia é fazer desse dia uma festa popular para que todos tenham acesso”, explica ela.
O arrasta-pé começa às 16h da quinta-feira (13) na plataforma na inferior da Rodoviária do Plano Piloto é aberto a todos que estejam dispostos a um bom forró!