Parafraseando a canção “Brilho de Beleza”, composta por Negro Tenga e interpretada por Gal Costa, a morte de seu Teodoro, em janeiro deste ano, causou “aquele chororô” no Centro de Tradições Populares, em Sobradinho. O Distrito Federal perdia um dos seus mais ilustres ativistas culturais.
Por 49 anos, Mestre Teodoro comandou o espaço onde o Bumba-meu-boi era a atração principal. Era onde o maranhense de São Vicente Ferrer mantinha vivo o folclore do seu estado de origem. Após sua morte, para alegria dos frequentadores e admiradores da cultura popular, o Centro de Tradições Populares segue firme no propósito de perpetuar a manifestação iniciada por Mestre Teodoro.
Prova disso é a 49ª edição da Festa do Boi de Seu Teodoro – A Matança do Boi, que acontece neste sábado e domingo (8 e 9) na Quadra 15 Área Especial 2, em Sobradinho. O responsável por manter viva a tradição é o filho caçula de Mestre Teodoro, Guarapiranga Freire, que, para a festa deste ano, convidou artistas de Brasília e do Maranhão.
Entre as atrações nacionais, destaque para os grupos maranhenses “Boi da Fé em Deus” e “Tambor de Crioula Raízes da Ilha”, além do cantor Papete e Banda. Entre os artistas do DF, os tradicionais “Seu Estrelo e o Fuá do Terreiro”, “Grupo de Percussão Batucatá” e “Bateria da Escola de Samba Bola Preta”, além de muitas outras atrações.
A Festa do Boi de Seu Teodoro tem o apoio da Secretaria de Cultura do Distrito Federal. Para conferir a programação completa acesse o site: http://boideseuteodoro.wordpress.com/2012/09/