Projetores a postos, luz, pipoca e películas em ação. Acontece a partir de amanhã a segunda edição do Brazilian International Film Festival – Biff, o Festival Internacional de Cinema de Brasília. Os cinéfilos podem conferir dezenas de filmes cult estrangeiros. O evento acontece até dia 23, no Museu Nacional da República (Eixo Monumental) e na rede de cinemas do Cine Cultura do Liberty Mall (Setor de Diversões Norte).
Ana Karina, coordenadora do festival, conta que a pesquisa para a seleção dos filmes iniciou-se no ano passado. E que o projeto recebeu mais de 250 inscrições de diversos países. “Abrimos espaço para produções de todos os cantos. Conseguimos reunir uma programação vasta e variada”, comenta.
Curadoria
Para tanta demanda, existe um comitê de seleção que viaja a procura de títulos para festivais internacionais de grande porte. “Temos como curador José Carlos Avellar. É ele quem bate o martelo para a seleção das obras”, afirma.
A expectativa é de que cerca de 30 mil pessoas compareçam durante os dez dias de festival. O evento tem a presença confirmada da atriz francesa Hélène Vincent, protagonista de Uma Primavera com Minha Mãe, filme que será exibido hoje, na abertura do Biff, em cerimônia para convidados.
Destaques
A segunda edição do festival conta com a sessão Grandes Pré-estreias, que exibe em primeira mão no País os mais recentes filmes, como A Bela que Dorme, de Marco Bellochio.
O festival terá, ainda, uma programação de seminários que irão discutir o comércio cinematográfico no mundo. Haverá espaço para diálogos entre continentes, como Brasil e África: As Possibilidades de Intercâmbio e Coprodução. Outros debates também completam as atividades do evento.
“Esperamos que a cidade aproveite a programação. Nem todos os filmes vão entrar em cartaz. Esta é uma boa oportunidade para que o público assista e possa debater os filmes com os diretores”, explica Ana.
Novidades
Mostras paralelas complementam as sessões, como América Del Sur, Krisis, Independentes Americanos, Panorama África e Mundo Animado. “O Biff coloca Brasília na rota dos grandes filmes internacionais”, pontua a coordenadora.
Esta edição terá uma série de novidades, como o Biff Music, um projeto musical que reunirá DJs convidados toda semana. Amanhã é a vez da tradicional Da Bomb comandar as picapes, no Museu Nacional da República (Eixo Monumental), a partir das 22h. A festa tem entrada franca e classificação livre.