Uma parceria da Embaixada da França com a Aliança Francesa traz para a Biblioteca Nacional de Brasília, de 23 de setembro a 8 de outubro, exposição do cartunista francês Jean Plantureux, mais conhecido como Plantu. A mostra conta com 60 charges que retratam a vida política e social da França, da América Latina e do mundo.
Desenhista e cartunista, Plantu publica suas charges há 38 anos na primeira página do jornal francês Le Monde.
Conhecido pelas suas caricaturas políticas e sociais, seus desenhos já foram objeto de diversas exposições no mundo todo. Plantu é também o fundador da organização internacional Cartooning for Peace, que luta pela defesa de expressão e pela liberdade de imprensa no mundo e particularmente pela defesa dos cartunistas em países onde o exercício da profissão é reprimido. O acontecimento que deu início à fundação ocorreu em 1991 quando o cartunista encontrou-se na Tunísia com o líder palestino Yasser Arafat, que desenhou uma Estrela de David e assinou a imagem. Um ano depois, Plantu esteve em Israel e conseguiu fazer com que Shimon Peres assinasse o mesmo desenho. Pela primeira vez, os dois líderes assinaram o mesmo documento.
Como parte da programação de sua vinda à Brasília, Plantu participa de uma palestra-debate sobre o tema Caricatura e liberdade de imprensa, no dia 22, às 19h, no campus do Uniceub.
Exposição do cartunista Plantu – Abertura na quinta-feira (23 de setembro), às 19h, no Hall de Exposições da Biblioteca Nacional de Brasília (Setor Cultural Sul, lote 2, 2º andar). Visitação de 24 de setembro a 8 de outubro, de 9h a 19h. Sábado e domingo, de 9h a 18h. Classificação livre. Entrada franca. Mais informações: (61) 3325 6257.