Menu
Viva

Biblioteca Nacional de Brasília tem novo Diretor

Arquivo Geral

09/05/2012 12h26

Na tarde desta quarta-feira (9), será empossado, no cargo de diretor Biblioteca Nacional de Brasília (BNB), o bibliotecário Yuri Barquette. A solenidade será realizada às 17h, no auditório da BNB. O evento é aberto ao público e contará com a presença de autoridades do Governo do Distrito Federal, do Governo Federal, parlamentares e representantes dos Conselhos Federal e Regional de Biblioteconomia.Mary Leal

Inicialmente, a principal meta de sua gestão é a abertura ao público, ainda em 2012, de parte do acervo da BNB. Para alcançar esta meta, Yuri Barquette esclarece que todos os servidores estão mobilizados e as ações de curto prazo estão direcionadas para a abertura do acervo. Segundo o Diretor, dos cerca de 70 mil exemplares doados à BNB, aproximadamente 31 mil títulos passaram pelo processo de seleção e análise dos bibliotecários. Deste montante, dez mil foram doados para outras bibliotecas e instituições sem fins lucrativos do Distrito Federal e 21 mil já estão catalogados.

“As obras catalogadas estão distribuídas em duas coleções: a Brasiliana, 12 mil exemplares, e a Popular, com um total de nove mil. As publicações da Coleção Popular estarão disponíveis ao público para empréstimo e consulta local. Nosso objetivo é atingir o quantitativo mínimo para que possamos abri-la à população. A Brasiliana, por ser uma coleção especial e especializada, composta de obras de pesquisadores estrangeiros e brasileiros sobre temas nacionais, é uma coleção mais restrita e, por enquanto, não será aberta”, afirmou.

A busca por recursos e o estabelecimento de parcerias junto ao Governo Federal também estão nos planos do atual diretor. “Vamos trabalhar na elaboração e no desenvolvimento de projetos voltados para a melhoria da infraestrutura da BNB”, destacou Barquette.

Para a subsecretária de Políticas do Livro e da Leitura, Ivanna Sant’Ana Torres, órgão ao qual a diretoria da BNB está vinculada, a nomeação de um bibliotecário servidor de carreira, foi importante pelo cumprimento do compromisso legal e político. “Este é um novo momento para a BNB”, ressaltou.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado