Menu
Viva

Belas em cartaz

Arquivo Geral

14/02/2013 10h03

Vinícius Remer

vinicius.remer@jornaldebrasilia.com.br

 

 

O premiado espetáculo Adubo, que esteve em cartaz semana passada na cidade, surgiu como projeto de diplomação de curso de quatro atores formados em Artes Cênicas pela Universidade de Brasília (UnB) em 2005. Uma dupla de jovens e futuras atrizes, Stephanie Marques e Julia Caleffi, tenta seguir o mesmo caminho. Elas apresentam neste fim de semana, no Departamento d  e Artes Cênicas da UnB, a peça As Aventuras da Belezidade de Julie Caroline.

 

A montagem é fruto de um trabalho colaborativo. Stephanie e Julia, junto com uma turma de 20 alunos, fizeram uma pesquisa durante um ano sobre temas sociais, como a negação de gêneros, cor, realidade e corpo. E, em junho do ano passado, apresentaram na Funarte o espetáculo Quem Disse que Não, lotando a casa por três dias.  “Queríamos expor aquilo que vemos na sociedade”, afirma a atriz sobre a montagem apresentada.

 

No espelho

Elas não conseguiram dar continuidade à peça, mas decidiram seguir adiante com as pesquisas e chegaram a um ponto em comum. “Construi uma cena com a Julia que fala da questão da beleza. Elas se olhavam no espelho e não se identificavam”, afirma Stephanie. Foi assim, com a temática que versa sobre a busca desse padrão de beleza e o que ele pode gerar, que surgiu As Aventuras da Belezidade de Julie Caroline. Nos palcos, elas vão mostrar as consequências de mulheres que não medem esforços para se sentir mais perto do utópico padrão de beleza pré-estabelecido pela sociedade.

 

Interatividade em peça colaborativa

Cada uma das atrizes interpreta três personagens distintos e fica a cargo do espectador fazer a ligação entre eles.  “O público constrói o espetáculo com a gente, sendo o coautor da peça. Ele pode interagir no final ao escolher quem é a mais bonita”, explica Stephanie. 

 

A peça só aconteceu com o apoio de vários amigos e com a dedicação das atrizes, que são responsáveis também pelo cenário e figurino. “Estamos nos formando na UnB e fazendo de tudo um pouco. A maioria do cenário é da casa da Julia e da minha. Saímos pintando martelos e cadeiras. Deixamos tudo branco pra dar um aspecto de hospital e loucura”, afirma Stephanie. 

 

Para Julia, a contribuição dos amigos com a fotografia, iluminação e apoio dos orientadores Alice Stefânia e Marcus Morta foram de extrema importância: “Até nossas mães nos ajudaram com o cenário. Estamos fazendo com muito amor. É um trabalho com pessoas muito interessadas. O resultado vai ser bem bacana”.

 

Serviço:

As Aventuras da Belezidade de Julie Caroline

Amanhã, sábado e domingo, às 19h. No Departamento de Artes Cênicas – UnB (Asa Norte). Entrada franca. Informações: 9684-7711. Não recomendado para menores de 14 anos.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado