
O público brasiliense terá amanhã a oportunidade de conferir gratuitamente a clássica montagem Don Quixote, da Escola do Teatro Bolshoi no Brasil.
Ao total, 90 bailarinos encenam o espetáculo, que acontece às 20h30 no Ginásio Nilson Nelson (Eixo Monumental).
Quem não garantiu as entradas a tempo terá de esperar – os cinco mil ingressos postos à venda esgotaram após apenas cinco horas da abertura da bilheteria.
Romance
Os protagonistas da trama, Kitri e Basílio, vivem uma intensa história de amor, heroísmo e ilusão. Na montagem, Kitri e o pobre barbeiro Basílio enganam o rico Gamach, noivo da heroína, com quem Lorenzo, seu pai, a força se casar. Com a ajuda de Don Quixote, um nobre cavalheiro, e Sancho Panza, seu fiel escudeiro, os apaixonados se casam numa grande festa em Barcelona.
O diretor-geral do espetáculo Pavel Kazarian comemora o fato de o balé ser aberto ao público. “É um balé democrático. Fico feliz que tantas pessoas possam viver esta história – que é de origem hispânica e tão calorosa como o povo brasileiro”, comenta.
Premiados
A novidade são os bailarinos Amanda Gomes e Marcos Vinícius, que ganharam o primeiro lugar na competição internacional Youth America Grand Prix (YAGP), em Nova York. A premiação aconteceu na semana passada e garantiu à dupla o troféu de ouro.
Atualmente, três brasileiros que passaram pela Escola fazem parte do Balé Bolshoi na Rússia. “Permite que os alunos das mais variadas classes sociais tenham uma educação de qualidade”, afirma Kazarian.