Menu
Viva

Balé Nacional da China encanta a capital

Arquivo Geral

24/11/2010 8h00

A Sala Villa Lobos é palco para os passos de balé e os movimentos acrobáticos dos integrantes do Balé Nacional da China (BNC). Em sua primeira apresentação em Brasília, nesta quarta (24) e nesta quinta-feira (25), às 21h, os bailarinos exibem três atos em um programa composto por Giselle (Ato II), O Sacrifício do Ano Novo (Ato II) e O Rio Amarelo. Em cada bloco, cerca de 100 figurinos são utilizados por 70 bailarinos.

 

De acordo com a diretora artística, Feng Ying, “Giselle sempre foi uma peça importante do repertório clássico na história do BNC”. A peça, que estreou no Balé em 13 de junho de 1960, é um clássico romântico, com a coreografia baseada em Jean Coralli e Jules Perrot. O segundo ato de O Sacrifício do Ano Novo combina música folclórica com movimentos da dança popular tradicional chinesa. A história se desenvolve a partir do drama de uma mulher forçada a se casar com um estranho após a morte do marido. O Rio Amarelo, o mais recente balé da companhia, é uma obra patriótica em quatro movimentos, com 28 minutos de duração. A coreografia desse último ato é de Chen Zemei, professor da Academia de Dança de Pequim e foi estreado pelo Balé Nacional da China em setembro de 1999.

 

Em turnê pelo Brasil, com passagens por Porto Alegre, Curitiba, São Paulo e Rio de Janeiro, a companhia ainda se apresenta em Belo Horizonte, nos dias 27 e 28 de novembro.

   
Balé Nacional da China – Nesta quarta-feira, dia 24 e na quinta-feira, dia 25, às 21h, na Sala Villa Lobos (Teatro Nacional). Os ingressos custam R$ 200 (inteira). Classificação livre.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado