
Melodias e acordes estarão mais próximos da realidade dos alunos da rede pública de ensino do Distrito Federal. O governador do Distrito Federal, Agnelo Queiroz, assinou ao lado do Maestro José Antônio Abreu o Decreto que cria o projeto Música, Educação e Cidadania.
Do segundo semestre letivo de 2013 até o final de 2014, 500 mil estudantes do Ensino Fundamental terão acesso a aulas de música. O projeto é baseado no Sistema Nacional de Orquestras e Coros da Venezuela, conhecido internacionalmente como El Sistema, do maestro José Antônio Abreu.
“Com esse decreto, daremos condições de iniciar o processo que implica na aquisição dos equipamentos musicais e treinamento dos professores”, disse o governador.
O programa
O programa será implementado em 11 módulos, que atenderá 44 mil crianças por módulo. Em 2013 serão implementados três módulos e o restante será desenvolvido em 2014. Os alunos terão aulas todos os dias.
“O objetivo é universalizar o acesso da música nas escolas públicas do DF e no próximo ano manteremos, além dos três módulos, mais oito que asseguram o acesso da prática musical em todas as escolas públicas da cidade”, explicou Agnelo.