Menu
Viva

Associação reprova mudanças do Festival de Brasília

Arquivo Geral

19/05/2011 7h49

As mudanças da edição 2011 do Festival de Brasília do Cinema Brasileiro causam polêmica na classe cinematográfica da capital. Enquanto muitas pessoas aprovaram o fato de o evento não considerar mais o ineditismo das obras na seleção, um movimento liderado pela Associação Brasiliense de Cinema e Vídeo (ABCV) questiona as decisões da comissão criada pela Secretaria de Cultura do Distrito Federal.

J. Procópio, diretor do curta Brasília: Título Provisório e presidente da associação, entregou um manifesto à imprensa onde deixa clara a desaprovação em relação às alterações. “Fomos ontem (terça-feira) assombrados pela arrogância e a demagogia com que a Secretaria de Cultura do Distrito Federal segue impondo às questões caras ao audiovisual”.

Procópio critica o aumento da premiação para o melhor longa-metragem. Em 2010 foi pago R$ 80 mil e este ano o valor será R$ 250 mil. “Parece uma boa notícia, mas o que não foi anunciado é que o preço disso, quem paga, somos os curtametragistas”, escreveu. ”Dois terços da possibilidade de participação dos filmes de curta duração foram retirados do festival com o fim da Mostra Digital, além de considerável redução dos valores dos prêmios para curtas, em todas as categorias, chegando casos a representar metade do valor já anteriormente consagrado”.

A questão da Mostra Festivalzinho também foi abordada. Ficou decidido que apenas animações seriam aceitas. Segundo o cineasta, “restringir a participação de ficções, visto a produção crescente, é mais um equívoco de encaminhamento”. O presidente ainda reclama do fim do ineditismo e encerra a nota pedindo uma mobilização entre todos os realizadores do Brasil. “Peço à ABD Nacional que reivindique amplamente explicações, encaminhem para outras listas essas e outras questões que virão (…) pois (nós), os curtametragistas, fomos sensivelmente prejudicados na configuração que Nilson Rodrigues, coordenador da próxima edição do Festival, impôs e constrangeu a todos”, encerrou.

 

O Festival de Brasília do Cinema Brasileiro acontecerá de 26 de setembro a 3 de outubro e as inscrições estão abertas.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado