Menu
Viva

As relíquias das Américas

Arquivo Geral

10/01/2013 8h35

Camila Maxi

camila.maxi@jornaldebrasilia.com.br

 

 

Um pedacinho da fascinante cultura das grandes civilizações americanas chega a Brasília. A exposição Tesouros, Mitos e Mistérios das Américas é inédita na cidade e traz réplicas de acessórios e monumentos de encantar os olhos. “É uma possibilidade de compreender o tempo dentro do universo”, conta a curadora Monica Kudrnac. Em cartaz até 3 fevereiro no ParkShopping, a mostra tem entrada franca.

 

Quem for conferir a novidade encontrará esculturas feitas de poliéster, cristal e outros materiais. Uma das principais atrações é a pirâmide de Chichén Itzá, dona de incontáveis mistérios, principalmente como foi construída. Ela ocupa o centro da exposição, atraindo uma grande parte dos olhares. Esbanjando simbolismos, ela mede quatro metros e meio de altura. O escultor Daniel Willians, responsável pelas obras, conta que levou cerca de seis meses para concluir a construção. 

 

Mistérios

Outra peça que muito chama a atenção são os famosos Moais da Ilha de Páscoa, localizados no Chile. Em tamanho original, as estátuas medem cerca de quatro metros e meio de altura. Historiadores acreditam que existem mais de 900 moais espalhados na ilha. E não se sabe ao certo o que representam e tampouco como foram feitos. Seu material de origem é a pedra vulcânica. “Tivemos que fazer um longo trabalho de pesquisa antes de dar início às esculturas”, conta Daniel. Todas as obras foram feitas em Buenos Aires, Argentina.

 

As vitrines com peças banhadas a ouro que perpetuam o legado deixado por estes povos também estão presentes no ambiente.  A servidora pública Laura Couto visitou a mostra por acaso. “É bacana vir ao shopping fazer para compras e dar de frente com essa exposição. Nos dá oportunidade de conhecer outras culturas”, instiga.

 

O famoso calendário Maia também faz parte da atração, com três metros, em tamanho original. Conhecidos como os senhores do tempo, os Maias perpetuaram sua sabedoria e contribuíram para uma melhor compreensão do mundo, embora tenham deixado como herança diversos mistérios.

 

Em breve a mostra irá percorrer a França, Suíça, Espanha entre outros países. “É importante possibilitar o encontro do público com tais culturas. Acredito que seja um assunto de interesse universal. A América possui coisas valiosas e precisamos mostrar isso”, diz Monica.

 

Serviço

Tesouros, Mitos e Mistérios das Américas

De segunda a sábado, das 10h às 22h, e aos domingos, das 11h às 22h. Até 3 de fevereiro. No ParkShopping (Guará). Informações: 4003-4137. Entrada franca. Classificação livre.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado