Um espetáculo que reflete a diversidade da língua francesa. Assim é Catharsis, um dos destaques da programação da 14ª Semana de Francofonia, que segue até domingo. O grupo En classe et en scène traz ao Brasil o texto inédito do autor togolês Gustave Akakpo, em apenas duas apresentações gratuitas, hoje, às 16h e 20h, no Teatro Eva Hertz da Livraria Cultura do Shopping Iguatemi.
A obra faz um comentário crítico sobre a colonização na África. Em cena, os espectadores são convidados a participar de uma cerimônia instigante. A ação acontece em um cemitério, em algum lugar da África, onde uma rainha decaída aceita um ritual de purificação para que a guerra acabe e seu país dilacerado renasça.
O texto sugere uma impressionante alegoria por meio de uma cerimônia vodu, em que uma mãe prostituída representa a África, que se deixou comprar pelo imperialismo ocidental. Seu ritual de purgação simbólica implica o encontro com seus três filhos.
Companhia
Catharsis ganha os palcos com o grupo En classe et en scène, ligado à Universidade de Brasília e cujo objetivo é colocar em cena peças de dramaturgos de expressão da língua francesa. A trupe é formada por alunos do curso de francês da UnB, dos Centro Interestaduais de línguas (CILs) e por alunos do curso de Artes Cênicas também da Universidade de Brasília, sob coordenação de Maria da Glória Magalhães dos Reis, professora adjunta do Departamento de Línguas Estrangeiras e Tradução (LET) da UnB.
O autor Gustave Akakpo nasceu em 1974, em Amého, Togo, e recebeu, em 1999, seu primeiro reconhecimento, o Prêmio Plumes Togolaises. O escritor transita por diversos temas: a tragédia africana, a religiosidade, sem deixar de lado a irreverência, a leveza e a comédia. Akakpo já lançou títulos como Chiche l’Afrique (2010), Catharsis (2006) , Tulle, le Jour D’Après (2006), A petites Pierres (2005), La Mère Trop Tôt (2004) e Ma Férolia (2003).
Catharsis – Hoje, às 16h e 20h, no Teatro Eva Hertz (Livraria Cultura do Shopping Iguatemi Brasília). Entrada franca. Não recomendado para menores de 14 anos.