Às vésperas da Copa do Mundo de Futebol, quando o Brasil vive uma de suas maiores manifestações populares, 22 obras de arte foram escaladas para compor a exposição Os Onze – Futebol e Arte – África 2010 x Brasil 2014. Os trabalhos, que podem ser vistos no Espaço Cultural da Câmara dos Deputados até dia 15, são retratos do conceito “futebol-arte”. Na mostra, estão quadros de 14 artistas plásticos que compõem o G-11, grupo de artistas brasileiros que retratam o futebol.
Composta por expoentes das artes plásticas, com mais de 40 anos de carreira, a seleção G-11 é formada por Antonio H. Cabral, Antonio Peticov, Cláudio Tozzi, Gregorio Gruber, Jô Soares, José R. Aguilar, José Zaragoza, Luiz Áquila, Luiz Baravelli, Roberto Magalhães, Tomoshige Kusuno, Zelio Alves Pinto e Ivald Granato, que é também curador da exposição e presidente do G-11. Rubens Gerchman, que faleceu em 2008, também participa com uma obra. “Gerchman deixou saudade e uma pintura do Grafiti como última obra. Quando soubemos que esse jogador foi o último a ser escalado por Dunga, achamos emblemático”, ressalta Granato.
O grupo surgiu em meados de 2006, quando a Copa da Alemanha se aproximava. “Todos os integrantes do G-11 foram selecionados por trabalharem com futebol” afirma. Apesar do nome do grupo sugerir a presença de 11 artistas, a seleção 2010 conta com dois reforços de última hora e mais homenagem a Gerchman. Em sua trajetória, o grupo tem passagens internacionais. Expôs na Bélgica, na Alemanha, na Itália, na França e no Chile.
Segundo Granato, é inevitável que o futebol esteja presente nas obras de arte brasileiras. “Com os trabalhos, fazemos uma crônica do Brasil, e o futebol faz parte de nossa história”, comenta. Cada qual com seu estilo, seja na pintura, desenho, gravura ou colagem, retrata sua visão particular desta paixão nacional e pessoal. “Mais que usar o futebol como instrumento de arte, somos todos apaixonados por ele. E isso é imprescindível para o G-11. Estou orgulhoso de trabalhar com essa equipe”.
A exposição acontece simultaneamente em Brasília, Rio de Janeiro, São Paulo e Belo Horizonte. “Para isso ser possível, usamos uma técnica avançada de reprodução digital em tela para produzir réplicas”, explica Granato. As obras originais estão expostas em Joanesburgo, na África do Sul.
No país do Mundial, as obras brasileiras estão acompanhadas dos trabalhos de artistas sul-africanos, que também retratam o futebol. “Essa exposição na África está com uma coerência fabulosa, pois a arte do futebol dos dois países dialogam e cultivam uma atmosfera progressiva”, opina Granato, para quem o Brasil será campeão da Copa este ano.
SERVIÇO
Os Onze – Futebol e Arte – África 2010 x Brasil 2014 – Até 15 de julho. Sala de Exposições do Espaço Cultural da Câmara dos Deputados (Edifício Principal, entrada pelo estacionamento da Chapelaria). Entrada franca. Classificação livre.