Rener Lopes
rener.lopes@jornaldebrasilia.com.br
Artistas de Samambaia estão acampados desde o último fim de semana, em frente ao estádio Rorizão, realizando apresentações artísticas e culturais gratuitamente.
O objetivo é chamar a atenção e cobrar do governo local um espaço para realizar apresentações culturais dentro de Samambaia, já que a cidade-satélite não possui salas de cinema, local para o teatro.
Estão previstos cerca de R$ 5 mi no orçamento 2012 para o início das obras. Dois locais estão sendo previstos para a construção: uma na quadra 301, do lado do estádio Rorizão, de 13,6 mil m² e outra área próximo à estação Furnas do Metrô, na QR 120. Contudo, este segundo espaço está destinado para a Secretaria de Segurança Pública.
O acampamento cultural começou no último dia 17 e vai até a próxima quinta-feira (22), com apresentações a partir das 16 horas.
Protesto
Os manifestantes foram até a QR 523 de Samambaia, na manhã desta terça-feira (20), onde estava o governador Agnelo Queiroz, para pedir a atenção do parlamentar sobre a cessão do espaço.
Eles aproveitaram a inauguração da Clínica da Família na cidade-satélite para protestar e cobrar a atuação do governo. Os seguranças da clínica impediram o acesso dos manifestantes a parte interna do local.